Ciência e Tecnologia
RNP abre inscrições para uso do Painel de Colaboração e Visualização
Tecnologia da Informação
O projeto de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abre segunda chamada de casos de uso para instituições de pesquisa conectadas à rede Ipê que estejam interessadas em experimentar um videowall para atividades de colaboração. O sistema é controlado pela plataforma Sage (Scalable Adaptive Graphics Environment) e recebe o nome de Painel de Colaboração e Visualização. As instituições podem submeter propostas de aplicações de uso até 15 de julho.
A ferramenta pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas. Consiste em um painel de monitores conectados em rede e controlados por um middleware específico (Sage), que permite a execução de múltiplas aplicações.
Com o sistema, é possível o compartilhamento de desktop via rede, sem cabos de vídeo, e a visualização de dados complexos, simulações, séries temporais, mapas e vídeos em alta resolução, oriundos de fonte remota ou local. Também facilita reuniões por videoconferência ao mesmo tempo em que múltiplas informações são visualizadas.
A primeira chamada para disseminar a aplicabilidade dessa tecnologia foi realizada em 2012. Na ocasião, a RNP selecionou seis instituições para usar os portais em suas atividades regulares de ensino e pesquisa. As instituições selecionadas serão apoiadas pelos pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores do Departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Larc-PCS-Epusp), responsáveis também pelo suporte técnico para utilização, gerenciamento e customização dos portais.
Acesse a página da RNP na Wiki para a submissão de propostas e informações sobre a chamada. Veja também mais informações sobre o projeto de visualização remota. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pd@rnp.br.
Sobre a RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi criada em 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 94, já atingia todas as regiões do País.
Entre 2000 e 2001, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros. Em 2005, a tecnologia do backbone é novamente atualizada com links ópticos operando a múltiplos gigabits por segundo.
Em 2005, o então MCT lançou a Nova RNP, cujo objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.
Primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a RNP integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no País, beneficiando a mais de 3,5 milhões de usuários.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















