Ciência e Tecnologia
RNP participa de transmissões em ultra-alta definição
Copa 2014
Até 11 de julho, enquanto a bola estiver rolando nos gramados brasileiros, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) será protagonista nas transmissões de imagens em ultra-alta definição durante a Copa do Mundo.
O público em geral que estiver interessado em ver de perto imagens em 8K poderá se inscrever para assistir a uma das sessões que serão exibidas diariamente no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro, um dos espaços de visualização pública previstos durante o evento.
As demonstrações exibirão conteúdos variados, para que o público conheça a tecnologia 8K e tenha uma experiência imersiva, diante de imagens com uma definição 16 vezes maior do que a full HD.
Além das sessões de conteúdo gravado no CBPF, a RNP está envolvida em transmissões ao vivo de nove jogos selecionados pela emissora japonesa NHK. Com a conexão da rede Ipê, esses jogos serão transmitidos para dois espaços de visualização pública no Rio: o CBPF e o hotel Sofitel, em Copacabana, este último apenas com sessões fechadas para convidados da Fifa. No CBPF, haverá duas datas reservadas para a RNP em que será possível assistir a um jogo ao vivo. As instruções a respeito ainda não foram divulgadas.
Na infraestrutura montada no Rio de Janeiro, o Ponto de Presença da RNP na cidade (PoP-RJ) será um ponto central para essas transmissões. Todos os estádios brasileiros que sediarão os jogos estão interligados por uma infraestrutura de rede fornecida pela Telebrás. As imagens capturadas em 8K serão transmitidas para o Riocentro, centro de imprensa do mundial.
“Do Riocentro, que está conectado à recém-inaugurada Redecomep Rio, esses dados serão transmitidos ao PoP-RJ e, depois, aos espaços de visualização pública no Japão e no Rio, no último caso, o CBPF e o Sofitel”, explica o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas, Leandro Ciuffo, que coordena a participação da RNP no evento.
Sobre a RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi criada em 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 94, já atingia todas as regiões do País.
Entre 2000 e 2001, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros. Em 2005, a tecnologia do backbone é novamente atualizada com links ópticos operando a múltiplos gigabits por segundo.
Em 2005, o então MCT lançou a Nova RNP, cujo objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















