Ciência e Tecnologia
Cetem realiza 22ª Jornada de Iniciação Científica
Evento
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) realiza nesta quinta-feira (24) e na sexta (25), no Rio de Janeiro, a 22ª Jornada de Iniciação Científica organizada pela unidade de pesquisa.
A jornada é a efetivação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) mantida pelo Cetem em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O objetivo é despertar a vocação científiica e incentivar novos talentos entre os estudantes universitários por meio de sua participação em projetos de pesquisa.
O programa oferece aos alunos a oportunidade de aprender técnicas e métodos de pesquisa, incentiva a criatividade no intuito de descobrir como a ciência é produzida, e o conhecimento, adquirido. Nos dois dias de jornada, serão feitas 38 apresentações de trabalhos dos mais variados temas relativos à pesquisa mineral.
A Comissão de Avaliação Cientifica é composta por cientistas e professores de Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).
O Pibic é coordenado pelos pesquisadores do Cetem Roberto Carlos Ribeiro, Silvia Egler, Elves Matiollo, Ellen Cristine Giese e Manuel Castro Carneiro, integrantes do Comitê Institucional do centro.
Sobre o Cetem
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, com foco na inovação tecnológica para o setor minerometalúrgico.
Os benefícios advindos das pesquisas realizadas no Centro são, ainda, utilizados em prol da sociedade brasileira, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do País. No âmbito do governo federal e do MCTI, o Cetem é a única unidade de pesquisa dedicada à tecnologia mineral e ao meio ambiente.
Atualmente, a instituição reúne corpo técnico qualificado para atender às demandas do setor extrativo mineral, incluindo a área ambiental. O quadro atual de recursos humanos da instituição é composto por 380 colaboradores, incluindo 60 pesquisadores, 50 bolsistas de iniciação científica e 40 alunos de mestrado e doutorado, em parceria com universidades.
Os profissionais da instituição desenvolvem atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em quase todas as unidades da federação, com destaque para o estado do Espírito Santo, que conta com um Núcleo Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















