Ciência e Tecnologia
Destaque Amazônia detalha descobertas sobre línguas da família Jabuti
Linguística
Edição especial do jornal Destaque Amazônia detalha pesquisas sobre línguas da família Jabuti. Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MpegMCTI) comprovaram que elas não são isoladas. Pertencem ao tronco Macro-Jê, junto a mais de 20 línguas e dialetos.
A hipótese foi estabelecida há quase 80 anos pelo etnólogo Curt Nimuendajú, ao analisar listas de palavras coletadas por Emil-Heinrich Snethlage em Rondônia.
Para comprová-la, foi feita uma série de estudos em linguística histórica, liderados pelo linguista Hein van der Voort, do Museu Goeldi.
A exposição Diálogos: os Snethlage e as Ciências Humanas no Museu Goeldi, em cartaz no Parque Zoobotânico, também aborda o estudo, explicando de forma didática a análise das palavras.
Destaque Amazônia
O Destaque Amazônia é o informativo bimestral do MPEG, elaborado pela Agência Museu Goeldi, do Serviço de Comunicação Social (SCS), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Neste mês de setembro, dedica-se a Estação Científica Ferreira Pena, em Caxiuanã. Confira a edição na estante virtual do site da instituição.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















