Ciência e Tecnologia
Embrapa estuda culturas agrícolas da região de Matopiba
Gestão territorial
A Embrapa Gestão Territorial acaba de realizar um estudo que analisou as características de bioma, clima, relevo e solos do Matopiba, região que reúne áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Leia o trabalho na íntegra neste link.
Esta região do Brasil tem ganhado cada vez mais destaque pelo seu dinamismo entre as áreas de produção agrícola nacional, já que produziu 15 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/13. As projeções indicam que em 2022/23, a produção de grãos será de 18 milhões de toneladas, um aumento de 20% em 10 anos.
No trabalho, que faz parte de um estudo em andamento na Unidade da Embrapa, foram identificados os municípios do Matopiba com grande produção de soja, milho e algodão e, para estes, levantou-se as características predominantes em relação a: bioma; clima; relevo; e solos. Os resultados obtidos colaboram com a caracterização da região do Matopiba e com a delimitação da sua abrangência territorial.
"As informações obtidas vêm colaborar com a caracterização da região do Matopiba e com a delimitação da sua abrangência no território e, além disso, podem ser utilizadas para subsidiar a localização de novos estudos no Matopiba", explica o responsável pelo trabalho e supervisor do Núcleo de Análises Técnicas (NAT) da Embrapa Gestão Territorial, Rafael Mingoti.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















