Ciência e Tecnologia
Estudantes participam de olimpíada de astronomia e astrofísica
Competição
Estudantes brasileiros vão viajar para a Romênia para participar da 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (Ioaa, em inglês). O evento acontece entre sexta (1º) e o dia 11, na cidade de Suceava. A edição vai reunir 183 estudantes de 42 países.
O Brasil será representado pelos estudantes do ensino médio Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo), Felipe Vieira Coimbra (Teresina, PI) e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte). Participantes terão de fazer provas práticas e teóricas.
Os líderes da equipe serão os astrônomos Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI).
Antes da viagem para a Europa, os estudantes participaram de dois treinamentos intensivos com astrônomos e especialistas, na cidade de Passa Quatro, Sul de Minas Gerais. A programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com e sem instrumentos, resolução de exercícios e realização de provas simuladas.
O grupo também contou com um planetário digital móvel cedido pelo Mast para estudar o céu do Hemisfério Norte por meio de projeções. Os participantes aprenderam, ainda, a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios. Antes de embarcar, revisarão lições sobre o céu do hemisfério no Planetário de Santo André (SP)
Como participar
Para estar na Ioaa, o candidato precisa de uma excelente pontuação na prova nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em seguida, participar das provas seletivas realizadas online, na plataforma desenvolvida pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) em parceria com o Mast. Os que obtêm melhor classificação fazem, então, uma prova presencial que indicará a seleção final.
A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). O Brasil já teve a oportunidade de sediar a Olimpíada Internacional em 2012, no Rio de Janeiro.
A Ioaa é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), e sua organização exige que cada país membro se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, podendo receber apoio de diferentes setores da sociedade.
Sobre a competição
A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) acontece anualmente em países diferentes. Na competição, estudantes do ensino médio de todo o mundo resolvem problemas teóricos, de análise e de observação nos campos da astronomia e astrofísica.
A ideia para o IOAA surgiu entre representantes da Tailândia, Indonésia, Irã, China e Polônia presentes em uma Olimpíada Internacional de Física. O evento foi realizado primeiramente na Tailândia, em 2007, seguido pela Indonésia, Irã, China e Polônia.
Além do reconhecimento internacional, uma curiosidade da competição é que cada país participante deve se comprometer com a realização de uma edição. Custeando, assim, com todas as despesas relativas à estadia dos envolvidos. O evento conta com o apoio de diferentes setores da sociedade.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















