Ciência e Tecnologia
Pesquisas com extrativismo são destaque na 66ª edição da SPBC
Ciência e florestas
Além de apoiar a realização do evento, a Embrapa também participa da programação científica da 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Diversos pesquisadores e analistas apresentam da empresa apresentam resultados de pesquisas na sessão de pôsteres, além de participarem em mesas-redondas e minicursos.
Na Exposição de Tecnologia e Ciência, a ExpoaT&C, a Embrapa participa com um estande que reúne pesquisas com castanha-do-brasil no Acre e a Livraria da Embrapa. No acervo, 130 títulos sobre os mais variados temas (agronegócio, silvipastoril, solos entre outros). No local, o público poderá adquirir desde publicações científicas até livros de receitas culinárias, com descontos de até 30%.
"O objetivo da livraria da Embrapa é popularizar o conhecimento científico por meio de suas publicações. Por isso, a maior parte do nosso acervo é composta por livros que apresentam uma linguagem bem informal e podem ser adquiridos com preços mais acessíveis", explica Andreia Barbosa, analista da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).
SBPC Extrativista
Uma das novidades desta edição da Reunião é a SBPC Extrativista, evento que reúne produtores e empresas ligadas ao tema de todos os estados do Brasil, no Parque Zoobotânico da Ufac, entre 23 e 27 de julho.
Para o professor da Ufac, Tadeu Melo, coordenador do evento, agregar o tema extrativismo à programação da SBPC é uma forma de dar visibilidade às populações extrativistas e, principalmente, mostrar o que a ciência está fazendo por essas populações. "Tivemos a preocupação de trazer experiências diversificadas na gestão de recursos florestais e pesqueiros não só do Acre, mas também de outros estados, para mostrar que o extrativismo vai além da floresta", afirma.
Quem visitar o evento conhecerá as novidades de cinco cadeias de valor da sociobiodiversidade: borracha, açaí, babaçu e pirarucu. A Embrapa Acre e a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) apresentam a cadeia produtiva da castanha-do-brasil, desde a coleta na floresta até o beneficiamento na indústria.
Paralelamente serão oferecidas quatro mesas-redondas e três minicursos sobre experiências com serviços ambientais e os avanços da pesquisa científica e do ensino de pós-graduação envolvendo temas do extrativismo. A programação também inclui roda de conversa, exibição de vídeos, exposição fotográfica da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), visita à trilha do seringueiro do Parque Zoobotânico da Ufac e visita ao seringal Cachoeira, para conhecer o projeto agroextrativista Chico Mendes e o seringal Floresta (Resex), ambos em Xapuri (AC).
A Embrapa Acre também estará presente na programação dos minicursos da SBPC Extrativista. As pesquisadoras Lúcia Helena Wadth e Virgínia Álvares e o bolsista Alisson Munaretti abordam o tema "Diretrizes e recomendações técnicas para adoção de boas práticas de produção de castanha-do-brasil" e a pesquisadora Clarissa Cunha ensina sobre "Métodos de restauração florestal". Os minicursos acontecem nas Salas Ambiente do Parque Zoobotânico, sempre pela manhã.
SPBC no Acre
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, o tema central do encontro deste ano, 'Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras', reflete a realidade geográfica de uma região que integra diversas culturas, países, e a maior biodiversidade do planeta. "Uma riqueza natural que transborda as delimitações da geografia política, já que esse acervo é cada vez mais reconhecido como imprescindível à preservação das espécies vivas", destaca.
O encontro anual busca apresentar à sociedade as novidades da ciência e tecnologia em diversas áreas do conhecimento e aproximar a ciência da população com atividades que mostram que ela está presente no cotidiano das pessoas.
Além de uma extensa programação científica que envolve conferências, mesas-redondas, mostras científicas, exposições e minicursos, a SBPC agrega uma gama de outros eventos como a ExpoT&C, Sessão de Pôsteres, Jornada de Iniciação Científica, SBPC Jovem, SBPC Cultural, o Dia da Família na Ciência, SBPC Indígena, SBPC Extrativista e o Encontro com sociedades científicas parceiras internacionais. Também integram a programação do evento atrações educacionais e multiculturais.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















