Ciência e Tecnologia
Programação cultural do encontro anual da SPBC inclui lançamentos, exposições e música
Evento científico
A SBPC Cultural faz parte da programação da 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou em Rio Branco (AC) nesta terça-feira (22) e vai até domingo (27).
A programação, batizada “SBPC Cultural: Embarque nessa aventura”, inclui lançamentos de livros, exposições e apresentação de cantores regionais. Foi lançada nesta segunda-feira (21) no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Segundo o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o evento é uma oportunidade de mostrar a beleza da arte e da cultura acreanas ao público de outros estados e de outros países. A expectativa é de que a 66ª Reunião Anual da SBPC reúna diariamente mais 10 mil pessoas do Brasil e do exterior.
“Temos muitas coisas boas para mostrar tanto para o Brasil como para o mundo”, reforçou Kinpara. “Além de termos excelentes pesquisadores na universidade, desenvolvendo trabalhos científicos de excelência, temos também grandes artistas da terra.”
A ExpoT&C aglomera anualmente centenas de expositores, como agências de fomento, institutos de pesquisa, universidades, entidades governamentais e outras organizações interessadas em divulgar tecnologias, produtos e serviços. Em Rio Branco, o evento tem 4,2 mil metros quadrados de pavilhões climatizados.
Abertura da exposição
Na opinião do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem um “significado real e simbólico enorme” para o estado anfitrião. Ele participou, na quarta (23), da abertura da mostra ExpoT&C, no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.
“Essa reunião é uma forma de mobilizar a sociedade e as populações estudantil, acadêmica e universitária do Acre para o tema [ciência e tecnologia] e, ao generalizar isso, também atrair o interesse político da região”, disse, em entrevista coletiva de imprensa.
“Por outro lado, é muito importante trazer a comunidade científica brasileira para conhecer mais de perto essa realidade, ver o potencial que o país apresenta e os traços de modernidade que a cidade tem. O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação [TIC’s] oferece condições ao estado para estar em um diálogo permanente com o Brasil e o mundo. Isso é muito importante nas duas dimensões.”
Outras atividades
Além da exposição, o evento envolve a Sessão de Pôsteres, onde são apresentados os trabalhos analisados e aceitos por comitê científico assessor. Em conjunto acontece a Jornada Nacional de Iniciação Científica (Jnic), a atividade busca a integração de jovens cientistas brasileiros.
Paralelamente, a SBPC Jovem e Mirim traz uma programação diversificada, com atividades apresentadas de forma lúdica e criativa, que certamente irão despertar o interesse do público infantojuvenil pela ciência e tecnologia. A programação inclui bate papo com jovens cientistas, além da participação de 30 trabalhos de alunos e professores do ensino básico de todo o Brasil.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Página da Reunião da SBPC em Rio Branco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















