Ciência e Tecnologia
Africanos podem se inscrever em curso sobre hortaliças
Produção sustentável
A terceira edição do Curso Internacional sobre Produção Sustentável de Hortaliças do Programa de Treinamento para Terceiro Países (TCTP Hortaliças) está com inscrições abertas, até o dia 20 de setembro, para candidatos de países africanos de língua portuguesa (Palop) que atuam na assistência técnica ou extensão rural da nação de origem.
A capacitação se divide em um módulo de educação à distância e um módulo presencial sobre produção sustentável de hortaliças, realizado no Brasil. Serão disponibilizadas 60 vagas para o módulo à distância, que ocorre de 18 de outubro a 29 de novembro. As vagas serão divididas da seguinte forma: dez (10) para São Tomé e Príncipe, vinte (20) para Angola, vinte (20) para Moçambique e dez (10) para Cabo Verde.
O material pedagógico apresenta um novo design educacional, proposto por uma consultoria especializada em soluções de aprendizagem. "O objetivo foi desenvolver um material que promovesse maior interação entre os dois módulos e considerasse a diversidade intercultural entre os técnicos brasileiros e africanos", explica o pesquisador Jadir Pinheiro, coordenador técnico do curso.
Conteúdo programático
No final do primeiro módulo – que enfoca a parte conceitual do tema – serão avaliados o desempenho e a proposição de projeto de cada participante. Os autores dos vinte melhores projetos serão selecionados para participarem do módulo presencial, que acontece de 02 a 20 de março de 2015, na Embrapa Hortaliças (DF).
"Com a readequação do material, o conteúdo dos módulos estará interligado e, com isso, vai ser possível organizar mais aulas práticas no campo experimental e nos laboratórios para que os alunos visualizem os itens abordados no livro-texto e no ambiente virtual de aprendizagem", analisa Pinheiro.
Os tópicos previstos no conteúdo programático são: sustentabilidade na produção de hortaliças; sistemas de cultivo de hortaliças; análise da fertilidade do solo e adubação; sistemas de irrigação e manejo de água; produção de sementes e mudas; fitossanidade (pragas e doenças); e pós-colheita e comercialização de hortaliças.
Ao final da capacitação, os participantes estarão aptos a atuar como multiplicadores, em seus respectivos países, das melhores técnicas de produção sustentável de hortaliças, visando contribuir para a redução da pobreza em comunidades assistidas.
Fonte: Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















