Ciência e Tecnologia
Cerca de 70 instituições participam de reunião sobre a SNCT
Evento
Cerca de 70 instituições estiveram representadas em Brasília na segunda reunião com expositores da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a ser realizada no período de 13 a 19 de outubro. O encontro desta sexta-feira (22) teve por objetivo prestar esclarecimentos sobre a organização e a realização da SNCT 2014, cujo tema é 'Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social'.
A secretária substituta de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sônia da Costa, destacou o número elevado de expositores que devem estar presentes no Distrito Federal, nesta edição. "Temos mais de 100 instituições confirmadas para expor durante a semana, e este ano o número de ministérios envolvidos também é maior."
Ela explicou que as reuniões como a de hoje são "um espaço para discussão conjunta e também uma forma de estimular a interação dos expositores para que durante a semana nacional haja esse intercâmbio". A anterior foi em 24 de junho.
Sobre os desafios do MCTI na realização da 11ª SNCT, Sônia da Costa ressaltou que é preciso despertar o interesse dos estudantes. "As questões do nosso dia a dia tem que estar nos estandes. Não adianta o expositor estar preparado apenas para montar o seu espaço, é preciso haver articulação com o tema. O grande desafio é que esses estandes apresentem propostas e projetos provoquem os jovens a discutir e se interessar pelo tema."
SNCT 2014
A temática da edição de 2014 visa estimular as instituições a se conscientizarem da importância da pesquisa e extensão na área de ciência e tecnologia, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
O tema se constitui em uma grande oportunidade para se discutir o conceito de desenvolvimento social em um referencial democrático que valorize, de um lado, os avanços da ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, os pontos de vista e os conhecimentos locais praticados.
Trabalhos na área de engenharia, medicina, saúde, física, química, biologia, matemática, astronomia, ciências sociais aplicadas e do conhecimento científico em geral podem ser explorados como ferramentas de inovação social.
Já os temas de tecnologia social, tecnologia assistiva, arranjos produtivos locais no meio rural e urbano, cidades inteligentes, inclusão digital e temas afins encontram acolhimento imediato nesta edição da Semana.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















