Ciência e Tecnologia
CNPq firma parceria científica com universidade dos EUA
Cooperação internacional
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, assinou nesta quarta-feira (13) uma carta de intenções para parceria científica com a Universidade de Tecnologia do Texas (TTU, na sigla em inglês). Pelo lado norte-americano, o documento foi assinado pelo presidente da TTU, Duane Nellis.
O acordo foi firmado no gabinete do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, que presidiu a audiência. "Vocês podem contar conosco para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e para o intercâmbio de estudantes entre os países", disse o titular do MCTI.
Para Glaucius Oliva, a carta de intenções "vai permitir que várias instituições brasileiras enviem estudantes e pesquisadores para a universidade de alta qualidade no Texas". Na avaliação dele, esses acordos contribuem para a formação de estudantes no exterior e a realização de pesquisas, e fortalecem os vínculos entre as instituições brasileiras e estrangeiras.
"Ao receber os estudantes brasileiros em seus países, essas instituições internacionais começaram a perceber a importância e a qualidade da ciência brasileira, e eles estão vindo para o Brasil para buscar aprofundamento dessas parcerias", ressaltou.
Último acordo
Em julho deste ano, CNPq também firmou parceria científica com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/França). O objetivo é estabelecer cooperação acadêmica e científica nas áreas de ciências da vida, ciência da terra e ciências humanas e sociais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















