Ciência e Tecnologia
Congresso de Matemáticos tem participação de representantes do Impa
Internacional
Quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) participam do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). A solenidade que começou nesta quarta -feira (13), em Seul, na Coreia do Sul, segue até 21 de agosto.
Realizado de quatro em quatro anos, desde 1897, pela União Internacional de Matemática (IMU), o congresso é o principal evento da matemática em âmbito mundial. O Brasil, no entanto, participa pela primeira vez com quatro representantes do instituto: Fernando Codá, Carlos Gustavo Moreira, Mikhail Belolipetsky e Vladas Sidoravicius.
Segundo o professor e diretor geral do Impa, César Camacho, “é motivo de muita honra e satisfação ter quatro pesquisadores convidados para palestrar no Congresso Internacional de Matemáticos de 2014”, ressalta.
Até hoje, o Brasil teve 14 pesquisadores convidados a proferir palestras no Congresso Internacional de Matemáticos (sendo 13 pesquisadores do instituto e um da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
Reconhecimento
O matemático brasileiro Artur Ávila foi o primeiro pesquisador da América Latina selecionado para receber a Medalha Fields, uma espécie de "Nobel da Matemática". O prêmio foi entregue durante a abertura do evento.
"O anúncio me surpreendeu. Eu não esperava ter chances em 2014, já que teria mais um ciclo de elegibilidade (em 2018). Quando comecei como matemático, nem pensava nesse tipo de prêmio. Mas, desde 2008, começou a se falar nessa possibilidade e ficou impossível ignorar", afirma o matemático.
Concedida pela primeira vez em 1936, a Medalha Fields é destinada a no máximo quatro matemáticos com idade não superior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Entre 1936 e 2010, 52 matemáticos foram agraciados com a distinção.
Próximo evento
O próximo Congresso Internacional de Matemáticos será realizado no Rio de Janeiro, previsto para agosto de 2018. Será a primeira vez em que um país da América do Sul abrigará o evento, que reúne cerca de 4.500 pesquisadores de diversos países e onde são apresentadas as novidades produzidas nos últimos anos na área.
“A escolha do Rio de Janeiro como sede do próximo congresso reflete o reconhecimento internacional da pesquisa em matemática produzida no país. Além disso, a realização do congresso no País trará maior visibilidade para a matemática e poderá estimular um número maior de jovens para o seu estudo”, finaliza o diretor César Camacho.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















