Ciência e Tecnologia
Instituto de pesquisas espaciais oferece programação especial nos seus 53 anos
Evento
Para celebrar os 53 anos de atividade, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP) elaborou uma programação especial a ser desenvolvida ao longo da semana.
Na quarta-feira (6), às 10h, será celebrada uma missa na Capela do Instituto. No mesmo dia, às 20h, no Teatro Municipal, haverá um concerto da Orquestra Sinfônica da cidade. Na manhã de quinta-feira (7) haverá corrida e caminhada e, às 19h, na ADC do Inpe, happy hour para a confraternização dos profissionais do instituto e seus convidados.
O destaque da programação é a cerimônia marcada para a sexta-feira (8), às 15h, quando serão homenageados os servidores que recentemente se destacaram nas carreiras de pesquisa, gestão e desenvolvimento tecnológico e, ainda, os aposentados no último ano.
A solenidade espera a presença de autoridades da região, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), bem como representantes de instituições e empresas do setor espacial.
A cerimônia também marca a inauguração da expansão das instalações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (transmissão via link com o CpTec, no campus do instituto em Cachoeira Paulista).
Reconhecimento
A criação do Inpe marca o início das atividades espaciais no Brasil e hoje o Instituto é reconhecido no mundo todo por seus sistemas de monitoramento do meio ambiente, estudos climáticos e previsão do tempo, ciências espaciais e atmosféricas, engenharia de satélites e pela excelência de seus cursos de pós-graduação.
Principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País, o Inpe é ligado ao MCTI e tem como missão contribuir para que a sociedade possa usufruir dos benefícios propiciados pelo contínuo desenvolvimento do setor espacial.
Um dos seus principais programas é o Cbers (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite), cujo quinto satélite tem previsão de lançamento para dezembro próximo. As imagens obtidas a partir dos satélites da série Cbers permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas e monitoramento do desflorestamento da Amazônia, da expansão agrícola, até estudos na área de planejamento urbano.
Benefícios
Além da pesquisa e inovação, o Inpe também se dedica à prestação de serviços, como a distribuição de imagens meteorológicas e de sensoriamento remoto, e à realização de testes, ensaios e calibrações. Além disso, transfere tecnologia, fomentando a capacitação da indústria espacial do País e o desenvolvimento de um setor nacional de prestação de serviços especializados no campo espacial.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















