Ciência e Tecnologia
Programa de iniciação científica para região Amazônica é reativado
Cooperação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) assinaram acordo para reativação do Programa Aristides Pacheco Leão de Iniciação Científica (PAPL-IC).
A ideia é que estudantes de graduação da região Amazônica atuem em diferentes grupos de pesquisa em outros estados brasileiros, promovendo um intercâmbio nacional. O acordo foi assinado na última quinta-feira (7).
Entre os objetivos do programa está o fortalecimento das ações de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu voltados para estudos sobre a Amazônia. Os editais definirão os temas prioritários a serem explorados pelos grupos de pesquisa.
Acesse aqui o acordo de cooperação assinado pelas duas entidades. Nele estão contidas as atribuições e responsabilidades da Capes e da ABC e outras informações sobre a parceria.
Sobre o programa
O PAPL-IC é destinado ao treinamento de jovens da região Amazônica por meio da concessão de bolsas de estudo em programas de iniciação científica promovidos por instituições convidadas pela ABC. O programa esteve ativo por onze anos, mas foi interrompido em 2005.
Fonte:
Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















