Ciência e Tecnologia
Brasil conquista premiação máxima em Olimpíada de Maio
Resultado
O Brasil conquistou, mais uma vez, a premiação máxima na 20ª edição da Olimpíada de Maio, com uma medalha de ouro, duas de prata, quatro de bronze e três menções honrosas em cada nível de participação. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (17).
As provas foram realizadas no dia 10 de maio, de forma simultânea em 14 países ibero-americanos. A competição é organizada desde 1995 pela Federação Ibero-americana de Competições de Matemática (Ficom).
No Brasil, a prova foi aplicada apenas aos alunos premiados na 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2013) com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas ou que foram selecionados pelos coordenadores regionais da OBM.
Segundo a organização, foram avaliadas provas de 253 estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Os diplomas serão enviados em breve pela Ficom aos organizadores locais nos países participantes.
A Olimpíada de Maio ocorre em dois níveis: 1 para estudantes com até 13 anos de idade e 2 para alunos com até 15 anos de idade. Estimular e desafiar estudantes com habilidade matemática em países ibero-americanos, favorecer relações de amizade e cooperação internacional e criar oportunidades para o intercambio de informação entre os países participantes são os objetivos da competição.
A participação brasileira é organizada pela OBM - uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM alcança mais de 560 mil estudantes e tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino, à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e á seleção de estudantes que participam em competições internacionais.
A OBM tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Olimpíada Brasileira de Matemática
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















