Ciência e Tecnologia
Chamada para Institutos Nacionais de C&T prorroga prazo de inscrição
Edital
interessados em apresentar propostas para o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) podem realizar a submissão até o dia 15 de setembro. Para participar basta acessar o sistema da Plataforma Carlos Chagas.
A prorrogação foi motivada tanto por atrasos na liberação do formulário eletrônico, como na maior complexidade exigida por esse instrumento no momento de sua utilização. Objetivo é favorecer a sistematização de informações tanto para a análise das propostas, como para a gestão dos projetos.
Com esse novo prazo, novos recursos estão sendo implementados para facilitar a revisão do projeto antes do envio em definitivo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Dentre eles, o sistema possibilitará ao usuário a visualização e a impressão completa do formulário, facilitando a verificação da proposta como um todo antes do envio. Além disso, o candidato terá acesso à ferramenta de recuperação da versão da proposta anterior, permitindo sua edição e novo reenvio.
A nova proposta substituirá a anterior, mantendo-se a regra de que a última enviada será a proposta válida.
Requisitos
Objetivo da chamada é apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento que visem a busca de solução de grandes problemas nacionais. Para participar, o pesquisador deve seguir alguns requisitos, tais como:
- Possuir o título de doutor e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para a submissão da proposta;
- Ser beneficiário de bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) - nível I, de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) - nível I, bolsa PQ Sênior ou ter perfil equivalente, quando não bolsista;
- O proponente deverá comprovar liderança por meio de publicações de impacto em revistas científicas internacionais, patentes nacionais ou internacionais e expressivos resultados em orientação de dissertações ou teses e supervisão de pós-doutores;
- Ser obrigatoriamente, o coordenador do projeto;
- Ter vínculo empregatício (celetista ou estatutário) com instituição pública ou privada, sem fins lucrativos, de ensino superior ou de pesquisa nacional, denominada "instituição sede".
- Atender a eventuais requisitos adicionais para pesquisador responsável por projetos de médio ou grande porte, estabelecidos em normas das entidades/órgãos parceiros, quando houver.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















