Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2014 > 09 > Confira a agenda científica de 20 a 26 de setembro

Ciência e Tecnologia

Confira a agenda científica de 20 a 26 de setembro

Atividades

Empreendedorismo, sustentabilidade, astronomia, agricultura, biologia, smart grids e inovação são temas de atividades da semana
por Portal Brasil publicado: 20/09/2014 16h01 última modificação: 20/09/2014 16h01

Até este sábado (20), é realizado, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM), o seminário Empretec. A iniciativa é uma parceria entre a Incubadora Mamirauá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e visa promover o desenvolvimento do comportamento empreendedor e a melhoria do desempenho empresarial dos alunos.

Um dos objetivos da incubadora de empresas de base tecnológica, recentemente inaugurada, é incentivar e fortalecer o potencial de inovação no interior do Amazonas. Participam do seminário 15 alunos, entre empresários do município e interessados em iniciar um negócio na região.

As atividades são focadas na metodologia vivencial, envolvendo os participantes em jogos de negócios, dinâmicas e situações reais de empreendedorismo, além da apresentação de uma base conceitual. Leia mais.

Sustentabilidade

Pós-graduandos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  promovem, na sexta-feira (26), um seminário sobre população, ambiente, espaço e sustentabilidade.

Temas interdisciplinares como os processos de urbanização e a dinâmica do uso da terra na Amazônia, as mudanças socioambientais e a saúde da população serão discutidos no encontro.

Denominado 4º Seminário da Linha de Pesquisa em População, Ambiente, Espaço e Sustentabilidade: Diálogos Transversais Nepo–Inpe, o evento será realizado na Unicamp e interessados podem solicitar inscrições até este sábado. Saiba mais.

Astronomia

"Um grande salto para a humanidade" será o tema da 22ª Semana de Astronomia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), evento que ocorre até domingo (21), no Rio de Janeiro, e celebra os 45 anos da missão Apollo 11. Nesta edição, o visitante poderá conhecer mais sobre o legado científico astronômico, desde o uso do quadrante para a medição do tempo às grandes missões espaciais.

No sábado, tem AstroMania com a oficina de planisfério Lunar. No auditório do prédio sede, a astrônoma do Mast Patrícia Figueiró Spinelli apresenta "As grandes missões espaciais". A palestra fala dos avanços tecnológicos, que viabilizaram o ingresso do homem ao espaço. Depois, todos os presentes serão convidados a participar do Programa de Observação do Céu. Confira a programação.

Cerrado

No domingo (21) também termina a Feira do Cerrado, instalada nos jardins do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF). Com entrada gratuita, a feira mantém à venda peças artesanais, óleos naturais, alimentos e uma outros produtos podem ser encontrados.

Inaugurada no Dia Nacional do Cerrado, a iniciativa é parte da programação da exposição Cerrado – Uma Janela para o Planeta, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e a Universidade de Brasília (UnB).

Semiárido

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) realizam, de segunda (22) a quinta-feira (25), a 3ª Oficina de Formação do Projeto de Pesquisa Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes a Eventos Ambientais Extremos no Contexto do Semiárido Brasileiro: Alternativas para Enfrentamento aos Processos de Desertificação e Mudanças Climáticas.

atividade acontecerá em Campina Grande (PB) e reunirá dez pesquisadores que atuam na região, além de representantes de instituições parceiras da pesquisa. A pesquisa tem a parceria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A programação inclui práticas de campo, em visitas ao território da Borborema.

Intercâmbio

Na segunda-feira (22), serão apresentadas, no Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém, oportunidades de intercâmbio com a Universidade de Oslo (UIO), na Noruega. A exposição será realizada pelo coordenador do projeto Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC), Torkjell Leira, e o público-alvo da palestra são os mestrandos dos programas de pós-graduação do MPEG.

O evento terá a presença de três estudantes paraenses que compartilharão suas experiências como intercambistas, durante a última temporada, na Universidade de Oslo.

Além do MPEG, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) receberão apresentações do projeto, na terça-feira (23).

Saiba mais.

Cristalografia

O Brasil sediará reunião para celebrar o Ano da Cristalografia. O evento Latin American Summit Meeting on Biological Crystallography and Complementary Methods (Reunião de Cúpula Latino-Americana sobre Cristalografia Biológica e Métodos Complementares, em tradução livre) será realizado, entre segunda (22) e quarta-feira (24), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

A área do conhecimento investiga principalmente cristais de proteínas para compreender processos biológicos, desvendar o desenvolvimento de doenças e, também, desenvolver novas terapias e fármacos.

A palestra de abertura será feita por pela ganhadora do Prêmio Nobel de Química de 2009, Ada Yonath. A palestrante também participará do Workshop on Thermodynamics, Disequilibrium and Evolution (TDE 2014), na área de astrobiologia, que acontecerá de quarta a sexta-feira (26), no campus do CNPEM.  Organizado pela primeira vez no Brasil, o evento conta com parceria com o Instituto de Astrobiologia da Nasa.

Gravitação experimental

Na terça, o Ciclo Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) apresenta a palestra "Gravitational wave detection: what is new", com o pesquisador Odylio Denys de Aguiar.

O convidado é doutor em física pela Louisiana State University System, pesquisador titular do Inpe e pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de física, com ênfase em relatividade e gravitação experimental.

A programação do ciclo do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público. Saiba mais.

Biologia

O ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) do Museu Paraense Emílio Goeldi apresenta, na quinta-feira (25), a palestra "Conservação das aves em paisagens antropogênicas amazônicas", a ser ministrada pelo pesquisador Alexander Lees.

Com programação gratuita e aberta ao público, o ciclo acontece durante todo o ano de 2014, sempre no auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG, em Terra Firme, em Belém (PA).

Redes elétricas inteligentes

Os Institutos Lactec realizam na quinta e na sexta, em Curitiba, o segundo Seminário de Tecnologia e Desenvolvimento para Smart Grid. O seminário proporá uma abordagem técnica e prática, colocando em discussão o cenário global, as ferramentas tecnológicas disponíveis, projetos pilotos e experiências internacionais.

O evento é voltado para profissionais do setor elétrico, da área de telecomunicações e computação, discentes e docentes de cursos de engenharia elétrica, cientistas de sistema de potência e especialistas do setor produtivo.

Para mais informações sobre o curso acesse o site do seminário.

Rochas ornamentais

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) lança na abertura da Cachoeiro Stone Fair, na sexta, o livro Tecnologia de Rochas Ornamentais: Pesquisa, Lavra e Beneficiamento.

Composto de 11 capítulos de autoria de pesquisadores da unidade e colaboradores externos, a publicação apresenta o estado da arte do desenvolvimento tecnológico aplicável ao setor.

O material reúne soluções tecnológicas inovadoras, com o intuito de melhorar o desempenho técnico, econômico e socioambiental das empresas do setor, como forma de promover o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros. 

Inovação

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec), por meio da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), abriu o processo seletivo para projetos de empresas inovadoras. As inscrições poderão ser feitas até sexta.

Serão aceitos empreendimentos de base tecnológica com claras características inovadoras, alto potencial de mercado e cujo valor agregado advém de tecnologia avançada.

Os projetos podem estar inseridos nos seguintes setores: tecnologia da informação e comunicação; biotecnologia; química fina; mecânica de precisão; e novos materiais. Serão selecionados até cinco projetos na modalidade pré-incubação.

Os interessados poderão se inscrever e conhecer mais sobre a incubadora pelo site.

Luz síncrotron

Vai até o dia 30 o período para submissão de propostas para o uso das instalações abertas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em 2015. Os interessados poderão enviar suas proposições para utilizar as instalações no próximo semestre.

O LNLS é um dos laboratórios nacionais abertos a usuários pertencentes ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). É responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial.

O síncrotron brasileiro tem hoje 18 estações experimentais – chamadas linhas de luz –, voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética, desde o infravermelho até os raios X.

Orientações neste link.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Consulta Pública sobre Marco Legal
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Brasil reduz emissão de gás carbônico
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo na atmosfera entre 2005 e 2010
100 anos da Academia Brasileira de Ciências
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, convocou pesquisadores a se unirem pelo futuro do Brasil
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Consulta Pública sobre Marco Legal
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo  na atmosfera entre 2005 e 2010
Brasil reduz emissão de gás carbônico
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, convocou pesquisadores a se unirem pelo futuro do Brasil
100 anos da Academia Brasileira de Ciências

Últimas imagens

Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Divulgação/Fiocruz
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Divulgação/Finep
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Divulgação/MCTI
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Divulgação/Embrapa
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Divulgação/AEB

Governo digital