Ciência e Tecnologia
Ministro apresenta políticas de CT&I em Recife (PE)
Conferência
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, apresentou as políticas da área durante uma conferência no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI), em Recife (PE).
O titular do MCTI também expôs dados e perspectivas do o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), que visa estimular a parceria entre empresas, centros de pesquisa e instituições públicas. Campolina, que é ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explicou que as universidades, sozinhas, não são capazes de resolver todos os problemas desses setores.
O evento, realizado nessa terça-feira (9), foi aberto pelo coordenador-geral da Representação Regional do MCTI no Nordeste (Rene), Amaro Lins. Também participaram o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho; o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti; e o coordenador-geral regional do Cetene, André Galembeck.
Durante a palestra, Clelio Campolina também analisou a inserção da região no cenário nacional. "O Nordeste, hoje, é outro", disse. "Isso se deve, em grande parte, ao avanço do sistema universitário e dos centros de pesquisa. Há uma modernização produtiva. Os parques industriais mudaram o panorama industrial. Em conjunto com os projetos de infraestrutura, isso está transformando a região", concluiu.
Visita
Mais cedo, o ministro visitou os laboratórios do Cetene, conhecendo projetos e pesquisas ali desenvolvidos. Na ocasião, ressaltou a importância de a ciência e a tecnologia identificarem necessidades e desenvolverem soluções, de modo a trabalharem a serviço da humanidade.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















