Ciência e Tecnologia
Nanossatélites farão coleta de dados ambientais
Pesquisas espaciais
O Centro Regional do Nordeste (CRN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) trabalha, em Natal (RN), no Projeto Conasat, constituído por seis nanossatélites responsáveis pelo sistema brasileiro de coleta de dados ambientais no País.
O projeto busca conceber uma solução para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCD), baseada no uso de nanossatélites (satélites de 1 a 10 kg) e em tecnologias emergentes nos ramos da eletrônica e de telecomunicações.
Os primeiros testes estão previstos ainda para este ano, sendo o primeiro, funcional, em Natal (RN), no mês de outubro e o segundo, ambiental, no mês seguinte em São José dos Campos (SP). A previsão é que o lançamento do primeiro nanossatélite da constelação seja em 2016.
Este projeto permitirá a capacitação de recursos humanos e a agregação de especialistas no CRN para realizar um estudo detalhado de uma missão espacial para coleta de dados ambientais em todos os seus componentes.
Para realização da missão, é preciso o envolvimento de competências complementares das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) locais e cooperação com as principais agências espaciais do mundo, no intuito de capacitar nova geração de especialistas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















