Ciência e Tecnologia
Plataforma inovadora revoluciona treinamento em alto mar
Pesquisa e inovação
A empresa catarinense Sábia desenvolveu uma ferramenta que torna possível capacitar profissionais no meio do oceano, a bordo de uma plataforma de petróleo. Atualmente, grandes empresas como Petrobras e Vale já utilizam a inovação Wecog Lux para treinar seus funcionários. “O nome vem da ideia de cognição em grupo”, explica o diretor de Gestão Corporativa da Sabia, Carlos Assuiti, .
A inovação, que integra hardware e software, tem forte atuação nas áreas de segurança de trabalho e ambiental, mas também pode ser usada em outros segmentos, como educação e atendimento. O projeto recebeu financiamento de R$ 1,1 milhão da Finep e do Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina (Banesc), através do Inovacred.
Além disso, proporciona ao profissional uma sala de aula autônoma, com tecnologia digital presencial capaz de interagir com tablets e computadores. “É uma importante ferramenta para aprender de forma lúdica, uma experiência transformadora”, afirma o diretor.
Funcionalidade
A plataforma permite que o próprio cliente tenha acesso às ferramentas de autoria, com as quais ele mesmo consegue aplicar e modificar o conteúdo para os seus funcionários. O Wecog possui mesas interativas de 21, 40 e 55 polegadas, é transportável e só precisa de um ponto de energia para funcionar.
“Utilizamos materiais de baixo custo e impacto ambiental. A maioria dos trabalhadores tem certa dificuldade de aprender por meio de métodos tradicionais”, destaca o diretor, ressaltando que o equipamento é simples, intuitivo e tem informações de fácil percepção.
Vale, Petrobras e Sesi já utilizaram a plataforma para capacitação profissional. Segundo Carlos, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizou o treinamento de mais de oito mil pessoas com a ferramenta.
A previsão é que o projeto final fique pronto até o fim do ano. “O produto já está no mercado, mas estamos evoluindo e com certeza ainda surgirão novas versões", ressalta.
Projeto
O gerente regional de Negócios do Badesc, Frederico Laureano, visitou a empresa Sábia pela primeira vez em fevereiro de 2013. Ele conta que a empresa começou a montagem do projeto em agosto e que o contrato foi assinado em março deste ano.
“Muitas empresas de tecnologia estão em Florianópolis, mas a Sabia se destaca por atender grandes clientes, como Petrobras e Vale”, salienta Laureano, frisando que o Badesc participa de pelo menos dois eventos por mês para divulgação do Inovacred.
Fonte:
Finep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















