Ciência e Tecnologia
Autoridades recebem Ordem do Mérito Aeronáutico
Homenagem
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, e o secretário executivo da pasta, Alvaro Prata, receberam nesta quinta-feira (23), na Base Aérea de Brasília (DF), a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, principal condecoração da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na solenidade, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, destacou o lançamento do protótipo da aeronave de transporte militar KC-390, desenvolvido na linha de montagem da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Ele mencionou também a participação de Portugal na produção de componentes do veículo, por meio da fábrica da companhia em Évora.
O comandante ainda falou a respeito do programa de compra do futuro caça da FAB, Gripen NG, cuja transferência de tecnologia vem sendo mediada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desde fevereiro.
"Esperamos com a mesma expectativa que, em mais alguns poucos anos, seja a nossa aguardada e inovadora aeronave Gripen NG a protagonizar similar evento, materializando os frutos de outra vitoriosa cooperação entre nações amigas – a Suécia e o Brasil", disse o comandante.
Após receber a medalha, Campolina saudou a Aeronáutica e Embraer pelo "trabalho conjunto no desenvolvimento de tecnologia nacional numa área vital para o futuro do país e da humanidade".
Homenagem
Instituída em 1943, a Ordem do Mérito Aeronáutico reconhece serviços prestados à aviação nacional por instituições ou personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premia oficiais de seu quadro efetivo.
A cerimônia celebra o Dia do Aviador, estabelecido por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o avião 14 Bis, em 23 de outubro de 1906.
O ministro Campolina recebeu a distinção no grau de grande-oficial, ao lado dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira.
Também foram condecorados o ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, e Alvaro Prata, no grau de comendador. Ao todo, a FAB homenageou nesta quinta-feira 188 pessoas, distribuídas por cinco níveis.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















