Ciência e Tecnologia
Insa debate técnicas de reutilização de água no Seminário paraibano
Agroecologia
Agricultores do Semiárido paraibano conheceram diversas estratégias para conviver com a estiagem e evitar a perda de suas plantações, durante o 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia. O evento foi realizado na Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão), no período de 16 a 19 de outubro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousae, no estado da Paraíba.
Durante a programação, a pesquisadora do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Claudia Facini Reis, proferiu a palestra “Uso racional da água para irrigação e de águas residuárias”, mostrando como tratar e reutilizar água de esgoto em plantios de árvores, frutíferas, capim e palma forrageira.
A palestra resulta de experimento desenvolvido pelo Insa desde março de 2013, que apresenta o potencial do reuso para aumentar a produtividade e promover a conservação do ambiente.
Segundo Cláudia, “o sistema implantado pelo Insa já vem operando há mais de um ano e temos obtido resultados satisfatórios na produção de forragem e madeira”, informou.
Sobre o evento
A 2ª Feira Inova Sertão projetou um público de 15 mil pessoas em quatro dias de atividades. O evento integrou as atividades da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). O tema deste ano debateu oi “Empreendedorismo Social como ferramenta de desenvolvimento local”.
Os objetivos do Inova Sertão foram: expor o potencial produtivo dos negócios e estimular o desenvolvimento do Semiárido paraibano. As atividades do evento também foram planejadas em consonância com o compromisso assumido pelo Sebrae com os “8 Objetivos do Milênio” da Organização das Nações Unidas (ONU).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















