Ciência e Tecnologia
Instituto Mamirauá encerra programação da Semana de C&T
SNCT 2014
Mais de 2,6 mil visitantes estiveram no Instituto Mamirauá para participar, de 16 a 18 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, promovida em Tefé (AM).
Palestras, exposições, jogos didáticos, vídeos, teatro, trilha interpretativa e jogos virtuais foram algumas das atividades que integraram a programação. "Foi um espetáculo, os alunos vieram em peso e curtiram tudo por aqui", avaliou Cláudia Santos, uma das organizadoras do evento.
A estudante Daniele Abrahão, da Escola Estadual Frei André da Costa, visitou a SNCT pela segunda vez e notou uma grande diferença entre este ano e 2012. "Este ano foi muito grande, tinham muitas exposições, visitamos vários prédios", contou.
Um dos trabalhos apresentados na semana foi o vídeo "Conservação de vertebrados aquáticos", uma animação gráfica sobre animais encontrados na região, como botos, jacarés e quelônios. Durante a apresentação, a pesquisadora Ana Julia Lenz apresentou as iniciativas do instituto junto aos comunitários para a preservação desses animais.
"Gostei do passeio porque, mesmo morando na região, tem muitas coisas que não conhecia. Não sabia que o peixe-boi amamentava por dois anos, por exemplo", disse a estudante Ane Ferreira.
Manejo agroecológico
Outro destaque foi a palestra "Agricultura familiar e desenvolvimento social", que apresentou algumas das atividades realizadas por pesquisadores e técnicos do Instituto Mamirauá nas reservas Amanã e Mamirauá.
"O manejo agroecológico busca formas de utilização dos recursos naturais com o mínimo impacto ambiental. O agricultor já possui o conhecimento tradicional, que deve ser valorizado, e o saber tradicional é muito importante na construção dessas alternativas sustentáveis", disse pesquisadora Jessica dos Santos.
O manejo agroecológico visa ao desenvolvimento de práticas viáveis na para a agricultura familiar na região, como o manejo se sistema de criação agroecológica de gado, e de pequenos e médios animais, apresentando alternativas de renda para as comunidades, que tenham pouco impacto na natureza.
SNCT 2014
Com o tema da edição "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social" a iniciativa pretendeu criar oportunidades para vincular a produção científica aos desafios da sociedade brasileira.
Segundo o balanço parcial divulgado no último domingo (19), foram promovidas cerca de 35 mil atividades científicas em 537 cidades do Brasil, com envolvimento de 560 instituições.
O número de atividades já supera a marca de 2013, quando foram contabilizadas 34 mil, em 740 municípios. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que coordena o evento, o recorde tende a aumentar.
Só em Brasília, 15 mil pessoas em média compareceram por dia ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com recorde de área de montagem em Brasília, com 33 mil metros quadrados distribuídos por 192 expositores, e somou 70 horas de eventos últimos nos sete dias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















