Ciência e Tecnologia
Instituto Nacional de Tecnologia lança revista eletrônica
Desenvolvimento e pesquisa
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) lançou a revista eletrônica Inovativa. A publicação divulgará notícias e artigos sobre tecnologias e atividades desenvolvidas por essa unidade de pesquisa e seus parceiros.
A primeira edição traz texto do pesquisador Luiz Carlos do Carmo Motta, da Divisão de Design do instituto, sobre o desenvolvimento de embalagens para venda de morangos. Motta e sua equipe levantaram as condições de todas as etapas da cadeia produtiva da fruta e usaram tecnologias 3D para chegar a um formato que evitasse desperdício e mantivesse as propriedades do produto.
Neste número também há matéria sobre um aplicativo para melhorar o treinamento de esgrima e artigo do diretor substituto do INT, Carlos Alberto Marques Teixeira, sobre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A apresentação, por sua vez, é assinada pelo diretor do instituto, Domingos Naveiro.
Sobre o INT
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto veiculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) atua nacionalmente junto ao setor produtivo, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras e serviços técnicos especializados.
Sua atuação tem foco nos setores de energia, complexo industrial saúde, petróleo e gás, defesa, energias renováveis, química verde e tecnologias sociais. Possui 23 laboratórios, organizados em conformidade com rígidos padrões de qualidade industrial e que agregam profissionais altamente capacitados.
A instituição surgiu em 1921 para atender as demandas inovativas da sociedade brasileira, seguindo com os primeiros testes com automóveis movidos a etanol, estudo do processo para utilização do carvão vegetal na indústria, regulamentação metrológica, entre outros.
Para obter mais informações acesse o site do INT.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















