Ciência e Tecnologia
Maranhão realiza semana de Ciência e Tecnologia Infantil
SNCT 2014
Aproveitando a proximidade entre o período oficial da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) e o Dia das Crianças (12) algumas programações estaduais e municipais terão como foco o público infantil. No Maranhão, por exemplo, o Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, de 9 a 11 outubro, a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) voltada exclusivamente para a garotada. As atividades acontecerão no Tropical Shopping, em São Luís, das 17h às 21h.
Com o tema "Conhecer para preservar" a SNCT para crianças tem como objetivo principal levar os conhecimentos básicos sobre a Terra e o Sistema Solar, mostrando como a ciência explica o seu funcionamento.
As atividades são também a oportunidade de despertar o interesse do público infantil pela ciência e pelo meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a responsabilidade de cada cidadão em relação à preservação dos recursos naturais.
O evento contará com atividades lúdicas e educativas, sessões no planetário digital do laboratório da UFMA, observação de corpo celeste por meio de telescópios semiprofissionais, distribuição de mudas de plantas, de jogos educativos, experimentos e recolhimento de lixo eletrônico, como pilhas e baterias.
Os visitantes também serão presenteados com brinquedos educativos, como cubos mágicos, tangram e o tradicional pião.
"A ideia é usar o pião para explicar aspectos relacionados à Física como a vibração e a rotação. A Terra é um grande pião", destaca o físico e coordenador regional da Semana, Antônio Oliveira.
A expectativa da organização com a iniciativa é atender 600 visitantes durante os três dias de evento. Para Oliveira, que também coordena a Ilha da Ciência, a iniciativa faz parte da missão do laboratório de popularizar a ciência, levando-a até a comunidade com linguagem simples.
"Nosso objetivo maior é tornar a ciência um bem popular, como é o futebol, o carnaval, o bumba meu boi, por exemplo. E, para tanto, estamos sempre desenvolvendo atividades científicas com a comunidade. Dessa vez, pensamos em algo para as crianças, para que elas sejam multiplicadoras dessas ações e possam, também, despertar o interesse pela ciência, sendo amanhã, os nossos grandes cientistas", explica.
A realização da SNCT para crianças é uma iniciativa do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência e do Programa de Educação Tutorial (PET), com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e o Tropical Shopping, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
SNCT no estado
A Semana infantil é uma realização inédita e antecipará a 11ª edição da SNCT, que acontecerá, no Maranhão, de 13 a 18 de outubro, na área externa do São Luís Shopping, das 10h às 20h.
A participação ativa do Hospital Universitário, com ações de utilidade pública e orientações – sobre aleitamento materno e transplante, por exemplo –, apresentações dos estudantes e pesquisadores dos diversos cursos da UFMA fazem parte da programação.
Peças e shows com temas científicos, maquetes de cenários de cidades com material reciclável e exposições de insetos e objetos de aço estão também entre as atrações.
O Maranhão foi o estado do Nordeste com o maior número de atividades na SNCT 2013, quando foram realizadas mais de duas mil ações no estado.
A criação de uma lei estadual para a Semana, a realização de caravanas da ciência em municípios do interior e o lançamento de editais específicos para o evento – lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (Fapema) – estão entre os motivos apontados pelo coordenador como fatores que contribuíram para a grande mobilização.
Saiba mais
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.
A realização do evento, em todo o país, conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais. Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano é de 13 a 19 de outubro.
Mais informações no site SNCT.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















