Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2014 > 10 > Ministério leva conhecimento e tecnologias para a Semana de C&T

Ciência e Tecnologia

Ministério leva conhecimento e tecnologias para a Semana de C&T

Popularização da ciência

Visitantes podem conferir projetos da pasta na área de segurança alimentar, satélites e experimentos interativos. Programação segue até domingo (19), em Brasília
por Portal Brasil publicado: 14/10/2014 10h31 última modificação: 14/10/2014 13h17
Divulgação/MCTI No espaço do MCTI, que ocupará uma área de 1,3 mil metros quadrados, estarão doze unidades científicas

No espaço do MCTI, que ocupará uma área de 1,3 mil metros quadrados, estarão doze unidades científicas

Quem visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), até o próximo domingo (19), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, vai conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por unidade de pesquisa, agências de fomento e secretarias e instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Pesquisas, imagens de satélite da capital, projetos e atividades na área de segurança alimentar e nutricional, um robô de telepresença, exposição de Leonardo da Vinci e experimentos interativos estão entre as atrações previstas.

No espaço do MCTI, que ocupará uma área de 1,3 mil metros quadrados, estarão doze unidades científicas. No local, monitores da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCTI) utilizarão um robô de telepresença em diversas atividades a serem desenvolvidas com a criançada - como oficinas de origami, tangram, contador de histórias, quebra-cabeça e jogos e dinâmicas criativas.

Programação especial

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI) e a Assessoria de Assuntos Internacionais (Assim/MCTI) também prepararam uma programação especial na área de Segurança Alimentar e Nutricional.

As atividades incluem seminários e a apresentação de projetos da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) -, além de palestras, inclusive em outras áreas do conhecimento e sobre o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, com a participação de embaixadores de diversos países.

No estande do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe/MCTI), o visitante vai poder conferir um tapete com a imagem de Brasília registrada pelo satélite CBers, além vídeos e painéis que mostram a atuação do instituto.

Já a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) terá oficinas de carrinho foguete, apresentação de projeto de robótica e de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na área Espacial, além de minicursos voltados para professores.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) apresenta ao público a exposição Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas. Consagrado por obras primas como Monalisa e A Última Ceia, o pintor renascentista, Leonardo da Vinci, também foi autor de grandes descobertas científicas.

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) traz para a SNCT no DF material didático, jogos colaborativos, simulações e vídeos de Astronomia, palestra e um experimento interativo que mostra os prejuízos que a poluição luminosa causa à observação astronômica e à natureza.

Divulgação científica

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) irá expor projetos relacionados a pesquisas e tecnologias viáveis para a promoção do desenvolvimento social do Semiárido e a convivência sustentável com a região. Destaca-se o projeto sobre uso de águas residuárias no Semiárido brasileiro.

Serão expostos, ainda, experimentos em pesquisa aplicada que avaliam a ação terapêutica relacionada a novos compostos de plantas do bioma Caatinga, além da exposição de uma torre micrometeorológica que monitora variáveis ambientais - como radiação solar, fluxo de calor no solo e a velocidade do vento.

O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) pretende divulgar a ciência com foco na inclusão social na área de saúde pública e endemias (doenças tropicais) e de ciências sociais e saúde (percepção do meio ambiente, relações homem-ambiente, etc).

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) apresenta no local o projeto da Escola Criativa Tecnológica e Social por meio de uma maquete prototipada e impressa com o uso de uma impressora 3D.

Nesta edição da SNCT, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) também pretende divulgar os estudos feitos pela instituição e reforçar a disseminação sobre ciência e tecnologia por meio do uso de dispositivos móveis. Para isso, a organização social supervisionada pelo MCTI,vai disponibilizar para o público do evento o jogo Desafio em CT&I, com perguntas apresentadas em tablets para os participantes testarem seus conhecimentos na área.

Já o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTI) – unidade de pesquisa recentemente criada – participa pela primeira vez do evento na capital e trará materiais diversos - como vídeos, portfólios e imagens de aves silvestres desse bioma. Já o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) apresentará o Canal Ciência – serviço de divulgação que tem como proposta popularizar o conhecimento científico e tecnológico do país.

Desenvolvimento nacional

Ao visitar grande parte dos estandes da 11ª SNCT, nesta última segunda-feira (13), em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, ressaltou o papel dessas áreas e da educação para o desenvolvimento do país – e a importância do evento para conscientizar a sociedade brasileira a respeito disso.

"Esses são caminhos decisivos para o desenvolvimento de uma sociedade mais rica e, antes de tudo, mais igualitária, justa e consciente das suas responsabilidades políticas e sociais", afirmou. 

Acompanhado pelo R1T1 – o primeiro robô de telepresença que vem sendo usado em hospitais na interação dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou no controle de infecção hospitalar em áreas de risco –, Campolina visitou o espaço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde estão 12 instituições de pesquisa ligadas ao órgão. O R1T1 participa das atividades educativas e interativas com as crianças no estande da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup) do MCTI.

O ministro também ressaltou a diversidade da feira em Brasília, que é capaz de atender às várias motivações do público, especialmente da juventude e das centenas de crianças que deverão visitar o evento até domingo (19).

Sobre a SNCT 2014

"A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade para quem desenvolve ciência poder apresentar para a população em geral o papel da ciência e para a população poder identificar na ciência e na tecnologia mecanismos que possam, inclusive, melhorar a sua qualidade de vida", reforça o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho.

A Semana tem como tema nesta edição "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". A Secis é responsável pela coordenação da SNCT em todo o País, mas a realização do evento em todos os estados conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais.

No Distrito Federal a Semana funciona das 8h às 18h, com exceção da quinta-feira (16), quando terá o horário estendido até as 21h para atendimento do público no horário noturno.

O evento tem entrada gratuita e conta com transporte de graça e exclusivo a partir da rodoviária do Plano Piloto. O ônibus gratuito sai de 40 em 40 minutos, das 7h30 às 18h, da plataforma inferior A, box da TCB. Confira o mapa abaixo com o local do evento:

A solenidade de abertura oficial acontecerá nesta terça-feira (14), às 15h, no anfiteatro do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.Mais informações e a programação nacional e local podem ser conferidas no site oficial da SNCT 2014.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Biotecnologia auxilia no desenvolvimento de plantas
A pesquisadora da Embrapa Lucimara Chiari fala da importância da biotecnologia no melhoramento de forrageiras
Consulta Pública sobre Marco Legal
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Brasil reduz emissão de gás carbônico
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo na atmosfera entre 2005 e 2010
A pesquisadora da Embrapa Lucimara Chiari fala da importância da biotecnologia no melhoramento de forrageiras
Biotecnologia auxilia no desenvolvimento de plantas
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Consulta Pública sobre Marco Legal
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo  na atmosfera entre 2005 e 2010
Brasil reduz emissão de gás carbônico

Últimas imagens

Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Divulgação/Fiocruz
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Divulgação/Finep
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Divulgação/MCTI
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Divulgação/Embrapa
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Divulgação/AEB

Governo digital