Educação
Tecnologia da Informação é tema de palestra na Semana de C&T
Brasília
Os desafios e as oportunidades de formação e mercado na área de tecnologia da informação (TI) foram tema de palestra na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
O evento, realizado nesta quinta-feira (16), contou com a participação da gerente de projetos da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ana Beatriz Pires, e do empreendedor Marcos Oliveira.
"O mercado de TI no Brasil está em crescimento, mas ainda há uma grande lacuna de profissionais para trabalhar na área", ressaltou Ana Beatriz. Segundo pesquisas apresentadas pela representante da Softex, um dos grandes gargalos a ser enfrentados começa no processo de formação.
A gerente ainda relatou que apenas 13% dos alunos inscritos na área de computação no país concluem a universidade e que nos cursos técnicos esse percentual é de 50%.
Segundo a especialista, as desistências acontecem principalmente no primeiro ano de faculdade, quando os estudantes ficam desestimulados a prosseguir pela grande carga teórica necessária no início do curso. Outro fator relevante é a necessidade do inglês, idioma usado em 80% do material de referência para estudo.
"Não é fácil, mas queremos despertar as pessoas para esse mercado", disse a palestrante, ao citar programas de governo e oportunidades de ensino a distância inclusive para quem não tem formação na área.
O empresário Marcos Oliveira, avalia que sua formação em ciências da computação pela Universidade de Brasília (UnB), ampliou o conhecimento em diversos setores, mas faltou incentivo com foco no empreendedorismo.
Hoje, com 30 anos, ele recomenda jovens interessados pela área a buscar informações sobre as carreiras e oportunidades na internet. "É se preparar mesmo, procurar conhecer sobre as profissões existentes antes de procurar um emprego. E a internet abriu as portas para se ter esse conhecimento."
Saiba mais
No site da Softex é possível saber mais sobre as possibilidades e informações sobre o assunto. A entidade executa, desde 1996, iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para impulsionar a indústria brasileira de software e serviços de TI.
Com projetos nas áreas de qualidade, investimentos, internacionalização, inteligência e inovação, a Softex, contribui de forma significativa para ampliar a competitividade das empresas do setor e possui um papel estratégico no avanço nacional e internacional dessas companhias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















