Ciência e Tecnologia
Tocantins inicia atividades da SNCT 2014 com jornada científica
Semana de C&T
A realização da 14ª Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra) abriu as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) em Tocantins.
O evento contou com apresentação do coral da universidade, a palestra "Popularização da ciência: uma necessidade", proferida pelo chefe do setor de memória científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Roberto Muniz Barretto, e solenidade conduzida pelo capelão da instituição, o pastor Ari Schulz.
Na ocasião, os participantes destacaram a importância da popularização da ciência e da realização da SNCT 2014 diante do objetivo de tornar o conhecimento científico mais próximo da sociedade. A cerimônia foi iniciada na terça-feira (7). Na quarta-feira (8), foram feitas as apresentações de cerca de 100 trabalhos de iniciação científica de alunos da universidade.
Também está prevista a realização de oficina sobre preservação da memória científica, a ser ministrada por Barretto, e a entrega de troféus pelo Prêmio Jovem Pesquisador, concedido pela instituição aos três estudantes que se destacaram, durante o ano, nas áreas das engenharias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, ciências biológicas e agrárias e ciências exatas e da Terra.
Segurança alimentar
Ainda dentro da programação da semana no estado começa a quinta edição do seminário Segurança Alimentar e Desenvolvimento Regional. O encontro segue até sexta-feira (10), no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, e visa promover a integração entre acadêmicos, profissionais, pesquisadores e comunidade em geral, por meio de palestras e sobre a temática. Confira a programação.
As palestras do evento acontecem no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). Minicursos, como de elaboração de pescados e de sorvete, ocorrerão no Laboratório de Tecnologia de Carnes. Paralelamente à programação principal, é realizada a 2ª Expoalimentar. Nessa exposição, indústrias de alimentos regionais terão estandes em frente ao Cuica com alimentos. Essa atividade tem o objetivo de apresentas às pessoas as variedades de produtos e a importância de optar por alimentos produzidos na região.
O professor Pedro Mujica, do curso de engenharia de alimentos da universidade, explica que, além de integrar a SNCT 2014, o evento comemora o Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, que traz a reflexão de como alimentar o mundo e cuidar do planeta. "À medida que se tem um desenvolvimento sustentável, tem-se também alimento de qualidade para a população e a preços acessíveis", observa Mujica.
"Através desse seminário será possível levantar o debate sobre a influência da segurança alimentar no desenvolvimento regional de Tocantins e de saber como as instituições estão contribuindo para isso, além de possibilitar a troca de experiências e de informações de diversos setores da sociedade", ressalta.
Programação descentralizada
Neste ano, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado – responsável pela coordenação regional – apostou na realização dos eventos de forma descentralizada, especialmente em universidades, com o objetivo de mostrar à população o impacto das pesquisas desenvolvidas pelas instituições de ensino.
Até esta quarta (8), mais de 40 ações chegaram a ser registradas no site da SNCT. Também terão programação, entre os dias 13 e 19 de outubro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e as Escolas Técnicas e Centros Formadores do SUS (ETSUS).
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.
A realização da semana nacional envolve a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais. Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano é de 13 a 19 de outubro.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















