Ciência e Tecnologia
Confira a agenda científica de 8 a 14 de novembro
Programação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou a programação científica da próxima semana. As atividades começam neste sábado (8) e seguem até sexta (14).
Destaque para o workshop de matemática promovido pela Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com a Fundação Capes. Confira abaixo demais atividades:
Informática
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) promove uma oficina de informática neste sábado (8), em Campinas (SP). O evento tem por objetivo oferecer para as comunidades interna e externa a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas a conhecimentos em ciências e informática.
Podem participar crianças alfabetizadas, adolescentes e adultos de qualquer idade ou escolaridade. Será dada ênfase à programação Scratch, que é uma linguagem de computador voltada para iniciantes. Ele permite obter resultados rapidamente, tais como: jogos, histórias animadas e programas interativos. Funciona também como um estímulo à aprendizagem de matemática, português, lógica, entre outras disciplinas.
Semiárido
Começa no domingo (9), o 2º Congresso Internacional da Realidade Semiárida e 3º Simpósio Alagoano sobre os Ecossistemas do Semiárido (Saesa), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão, no município de Delmiro Gouveia (AL).
O evento prossegue até quarta-feira (12) e visa possibilitar troca de experiências, debate, atualização e difusão de conhecimentos e ações desenvolvidas no Semiárido brasileiro, além de apresentar resultados dessas ações implementadas na região.
O congresso é realizado pela UFAL, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), entre outras instituições.
Resíduos sólidos
A Finep realiza com apoio da universidade alemã Technische Universität Braunschweig (Tubs), o Workshop Inovação em Resíduos, na segunda-feira (10), para tratar sobre temas como o panorama atual da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além das rotas de tratamento e valorização de resíduos com maior potencial de aplicação no país. O encontro acontece na nova sede da financiadora em São Paulo.
Será apresentado ao público o artigo setorial elaborado pelo Departamento de Energia e Tecnologias Limpas da Finep. O evento tem vagas limitadas. Inscrições e informações pelo e-mail workshop@finep.gov.br.
Matemática
Incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, governos, instituições de educação, centros de pesquisa, agências de fomento e fundos de investimento, com vistas à aplicação de ferramentas matemáticas pela indústria brasileira.
Esse é o objetivo do 1º Workshop de Matemática Integrada à Indústria e Inovação Tecnológica, a ser realizado nesta segunda-feira (10) e na terça (11), no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
Promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Fundação Capes, com apoio da prefeitura de São José dos Campos, o evento terá a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, que vão ministrar uma série de palestras sobre o potencial e a importância para a indústria do aproveitamento da produção científica em matemática, em especial no campo da pesquisa aplicada.
Exposição
A partir de terça, o público poderá conferir no Espaço INB de Ciência, Tecnologia e Cultura, no centro de Caetité (BA), a exposição itinerante Química na História do Universo, da Terra e do Corpo, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).
A mostra entende a química como ciência da transformação da matéria, por meio de uma abordagem histórica e com suas implicações no cotidiano social.
Os módulos perpassam uma linha do tempo que mostra a história dessa área relacionada aos elementos do universo, da Terra e do corpo por meio de painéis, ambientações, vídeos, projeções e experimentos. Também serão apresentadas na exposição entrevistas de especialistas renomados. A entrada é gratuita.
Computação aplicada
São José dos Campos (SP) sedia, na quarta-feira (12) e na quinta (13), o WorCAP 2014 – 14º Workshop de Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Serão apresentados trabalhos sobre temas que abrangem da pesquisa básica a variadas aplicações.
Resultado das teses e dissertações desenvolvidas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do Inpe, as apresentações abordarão redes neurais, sistemas para monitoramento de clima espacial, aeronáuticos e para dinâmicas de mudanças de uso e cobertura do solo, dados para identificação de eventos meteorológicos extremos e estudo de órbitas, entre outros assuntos.
O principal objetivo do evento é promover a interação e discussão das pesquisas em desenvolvimento pelos mestrandos e doutorandos.
Preservação de acervos
O Mast, localizado no Rio de Janeiro, realiza na quarta-feira (12) mais uma edição do Mast Colloquia. A palestra "Acervos da UFRJ. O SiBI/UFRJ: uma trajetória de sucesso no desenvolvimento e preservação de coleções" será ministrada pelas pesquisadoras Samantha Eunice Pontes e Maria Alice Ciocca de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O objetivo dos organizadores com a abordagem é refletir sobre os desafios que envolvem a preservação dos acervos da instituição, além de apresentar a trajetória da formação da instituição como fator de influência nos diálogos que envolvem a compreensão da preservação de seus inúmeros acervos.
De segunda (10) a sexta (14), o museu também promove a 4ª edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais. As aulas são estruturadas em um sistema de palestras interligadas e complementares, cujo objetivo é proporcionar informações básicas sobre os conceitos, aspectos e programas relacionados à preservação de acervos científicos e culturais.
O propósito é fornecer um instrumental útil e uma visão abrangente e sistemática das ações necessárias à salvaguarda e à proteção de acervos históricos, por meio da abordagem dos principais temas envolvidos na preservação.
Aquicultura
Na sexta (14) também se encerram as inscrições para o processo seletivo de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-Aqui), uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins). O curso é gratuito e oferece 15 vagas. As aulas terão início em março de 2015.
Podem se candidatar graduados ou graduandos do último período de cursos superiores em ciências biológicas e agrárias ou áreas afins, realizados em instituições nacionais ou internacionais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A prova de conhecimento da área do programa será realizada no dia 4 de dezembro em Manaus, mas, caso haja interesse de candidatos de outros estados, poderá ser disponibilizada na cidade de origem do interessado.
Veja os detalhes no site do Inpa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















