Ciência e Tecnologia
Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja discutem inovação tecnológica
Agronegócio
A 7ª edição do Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015 acontece em Florianópolis (SC) entre 22 a 25 de junho de 2015. Realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o simpósio discutirá o tema 'Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja'.
A programação técnica acaba de ser definida e o debate estará focado nos vários aspectos do agronegócio da soja envolvendo o manejo da cultura, o controle de pragas e doenças, o impacto das mudanças climáticas, a infraestrutura de produção, o armazenamento e transporte, a comercialização, entre outros.
"Além disso, novas tecnologias que certamente irão mudar paradigmas de produção serão apresentadas, principalmente, as advindas da biotecnologia", destaca o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja.
Realidade global
A temática do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015 expressa a ideia de que o crescimento da soja está baseado nos avanços tecnológicos e no mercado crescente.
Por isso, o encontro pretende discutir com os principais participantes da cadeia produtiva as tendências e os desafios do agronegócio da soja no Brasil e no mundo.
Para Nepomuceno, os eventos destacam-se por reunir um público com alto grau de interesse em inovação, conhecimento de mercado, lideranças empresariais e formadores de opinião.
Produção nacional
De acordo com a Conab, a produção de soja no Brasil foi de 86 milhões de toneladas na safra 2013/14. A área cultivada foi de 30 milhões de hectares e a produtividade média ficou ao redor de 3 t/ha.
Esses números garantem à soja a primeira posição entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil: o valor de negócio ficou em US$ 31 bilhões. A soja é uma das principais mantenedoras do superávit na balança comercial brasileira.
Além disso, em conjunto com os outros setores do agronegócio, o complexo soja colabora direta e indiretamente com 40% dos empregos no Brasil.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















