Ciência e Tecnologia
Estácio e INT irão oferecer cursos tecnológicos de pós-graduação
Cooperação
A Universidade Estácio de Sá e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) firmaram uma parceria importante entre a área de educação e de desenvolvimento tecnológico. O acordo de cooperação foi assinado pelo diretor do INT, Domingos Naveiro, pelo presidente do Grupo Estácio, Rogério Melzi, e pelo reitor da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota
A solenidade, realizada na última sexta-feira (31), aconteceu na unidade Centro da Estácio, instalada em frente ao INT, no Rio de Janeiro (RJ). A parceria garante as bases para somar a experiência em ensino da universidade com a expertise em soluções tecnológicas inovadoras do INT.
Segundo Mota, a parceria também permite ampliar a oferta de cursos em setores relacionados à inovação. "Para a pós-graduação latu senso estão sendo mapeados cursos bem desenhados para atender às áreas de maior carência do setor produtivo, enquanto na pós-graduação estrito-sensu será oferecido inicialmente um mestrado profissional em ergonomia, com boas perspectivas ainda para as áreas de corrosão, materiais e nanotecnologia."
Naveiro destaca o potencial tecnológico do instituto. "Temos competência técnica, mas não somos uma instituição de ensino, por isso buscamos essa parceria com a Estácio, que vem se destacando como uma das grandes instituições privadas de ensino superior do país. Queremos capacitar pessoas para trabalhar conosco."
Perspectivas
Além dos mestrados profissionais e cursos de pós-graduação latu sensu voltadas ao setor produtivo, o acordo ainda deve atender a demandas corporativas e estabelecer uma oportunidade dos doutores e mestres do INT serem professores em tempo parcial nas áreas de atuação da Estácio.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e de ensino a distância (EAD) serão oferecidos a partir de abril de 2015 em áreas de grande especialização, como complexo industrial, energias renováveis, petróleo e gás, tecnologias sociais e, ainda, saúde.
Os cursos serão ofertados nas unidades da Estácio no Rio de Janeiro (especialmente no campus do Centro, na região do Porto Maravilha) e a parte prática será feita nas instalações do INT, que possui 23 laboratórios, onde atuam quase 100 doutores líderes em suas áreas de atividades.
A capacitação é aberta tanto ao público externo quanto para funcionários da Estácio e do INT, com participação de docentes e pesquisadores das duas instituições.
As duas instituições pretendem avançar em outras frentes. Professores da Estácio poderão ser inseridos em pesquisas já existentes no INT, integrando os alunos nesses projetos e ampliando, assim, o repasse tecnológico e o desenvolvimento do estudo. Três projetos das áreas de engenharia e saúde já foram mapeados pela Estácio para integração imediata.
O acordo prevê ainda a interação com empresas que tenham interesse em realizar pesquisa para desenvolvimento de seus produtos e serviços.
INT
Na área tecnológica, o INT, que pertence à estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma referência, tendo atuação nacional junto ao setor produtivo, com soluções tecnológicas inovadoras e oferto serviços técnicos especializados.
O instituto tem foco nos setores de energia, complexo industrial, saúde, petróleo e gás, defesa, energias renováveis, química verde e tecnologias sociais, com destaque nacional e internacional nas áreas de corrosão em altas pressões (crucial para o pré-sal) e em ergonomia/design tridimensional.
O INT também é uma das três instituições que iniciaram o atendimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), reforçando seu pioneirismo e excelência, com apoio a projetos inovadores no setor de tecnologia química industrial.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















