Ciência e Tecnologia
Insa promove ação comunitária no Parque Nacional do Catimbau (PE)
Caatinga
As comunidades do entorno do Parque Nacional do Catimbau vai receber o evento “Ação comunitária ciência na Caatinga: valorizando pessoas, promovendo conservação” nos dias 12 e 13 de novembro, em Buíque (PE). Esta é a segunda vez que o parque recebe o evento no ano.
Trata-se de uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Rede NanoBiotec/Capes e com o Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBioCaat) do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).
A primeira edição ocorreu dia 28 de abril, como parte das comemorações ao Dia Nacional da Caatinga, e envolveu a participação de cerca de 1.500 moradores da comunidade.
O objetivo é promover a conservação da Caatinga, o aproveitamento das suas potencialidades e aproximar a comunidade dos conhecimentos científicos relacionados ao seu entorno.
Atividades
Serão promovidas diversas oficinas sobre temas relacionados à Caatinga, a exemplo da produção de medicamentos com plantas do Semiárido brasileiro, bem como da preservação da biodiversidade e da educação ambiental.
Os participantes também terão acesso a serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, como o Balcão de Direitos. O Laboratório Central do Estado de Pernambuco (Lacen) ofertará o serviço de tipagem e fator sanguíneo.
Parque Nacional de Catimbau
Com uma área aproximada de 62 mil hectares, o Parque Nacional do Catimbau foi criado em 2002 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está localizado em Pernambuco e abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, e Tupanatinga.
A Unidade foi criada em prol da conservação de seus ecossistemas naturais, de grande relevância ecológica e beleza cênica para a região do Semiárido brasileiro, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Dentre as atrações do Parque, destacam-se a abundância de inscrições rupestres e a grande beleza dos paredões de arenito e das formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















