Ciência e Tecnologia
Instituto Mamirauá desenvolve inventário florístico
Pesquisa ambiental
Desde o início de 2014, o Instituto Mamirauá vem desenvolvendo um inventário florístico na Reserva Amanã, no município de Maraã (AM). Pesquisadores da organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) trabalham em diferentes ambientes nas proximidades do Lago Amanã coletando informações importantes sobre a vegetação do local.
"O intuito é caracterizar a vegetação do local, trabalhando em suas principais formações vegetais que são a terra firme, o igapó e várzea", conta Mariana Terrôla, pesquisadora do Instituto Mamirauá.
Essas informações subsidiarão a construção do plano de gestão da Reserva Amanã, atualmente em elaboração pelo Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Instituto Mamirauá.
Coleta
Segundo Mariana, "saber quais as espécies que ocorrem e se essas espécies são susceptíveis ao manejo florestal é fundamental". De acordo com a pesquisadora, os moradores das comunidades da reserva colaboram com o trabalho. "O projeto foi apresentado numa reunião para que os moradores tivessem conhecimento e dessem sua autorização", explica.
O trabalho é realizado a partir da marcação de parcelas permanentes. Cada parcela tem um hectare, dividido em 16 subparcelas, de 25 por 25 metros, com canos de PVC marcando cada quina. "Dessa maneira temos exatamente a área com a qual trabalhamos", forma a pesquisadora.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















