Ciência e Tecnologia
Livro traz orientações para restauração florestal
Amazônia
A Rede CTPetro Amazônia apresentou, em Manaus, o Manual de Coleta e Beneficiamento de Sementes de Espécies Florestais Aptas para a Restauração Ecológica em Coari (AM). A atividade integrou o seminário de encerramento do projeto, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
O livro tem como autores a coordenadora do Laboratório de Sementes e Viveiros Florestais da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Maria da Gloria Melo, e os pesquisadores Gil Vieira e Paulo de Tarso, do Inpa, e Ângela Maria da Silva Mendes e Sheylla Fontes Pinto, da UEA. A apresentação foi na tarde de terça-feira (4).
Para Gil Vieira, catalogar as espécies estudadas foi uma necessidade. "A restauração ecológica ela requer utilização de várias espécies florestais, sentimos necessidade de catalogar essas espécies" disse ele, que também coordena o projeto Tecnologia de Regeneração Artificial em Clareiras da Rede CTPetro.
Segundo Vieira, o livro, cogitado desde o começo da rede, é um manual feito para os estudantes de engenharia florestal e também para pesquisadores que já trabalham com sementes de espécies florestais.
Rede CTPetro
Criada em 2001, a Rede tem como objetivo intensificar a troca de informações, treinamento e capacitação, obtenção e divulgação de novos conhecimentos para identificar, avaliar e minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia brasileira, além de conhecer melhor o ambiente sob influência das atividades petrolíferas e desenvolver tecnologias para recuperar as áreas degradadas.
Os principais projetos desenvolvidos pela rede são: “Dinâmica de Clareiras Sob Impacto de Exploração Petrolífera”, “Técnica de Regeneração Artificial em Clareiras pela Exploração e Transporte de Petróleo e Gás Natural”, “Caracterização e Análise da Dinâmica do Solo”, “Análise de Sensibilidade Ambiental, Modelagem e Previsão de Impactos” e “Malária: Dinâmica de Transmissão, Vetores e Estratégias de Controle em Áreas de Exploração de Petróleo”.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















