Ciência e Tecnologia
Oficinas integram Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas
Inovação
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) no Amazonas promove nesta quinta (6) e sexta-feira (7) oficinas, palestras, exposições de projetos, cine ciências, entre outras atividades, na capital Manaus e outros 12 municípios. Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a SNCT terá com um dos destaques a apresentação de 50 projetos competitivos de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares na 2ª Feira de Ciências de Amazônia.
A Secti também promoverá o InovAmazonas 2014, o Encontro de Jornalismo em CT&I do Amazonas e a Exposição de Negócios. Ao todo, 44 instituições de ensino, pesquisa e empresas de vários segmentos irão expor produtos e pesquisas nos estandes do Clube do Trabalhador.
A expectativa é de que 10 mil pessoas visitem os estandes e conheçam os projetos apresentados pelos alunos que estarão concorrendo nas modalidades: Engenharias para a Sociedade, Engenharias para o Meio Ambiente, Ciências para a Sociedade e Ciências para o Meio Ambiente.
Os melhores projetos serão selecionados pelo Comitê de Seleção vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As equipes vencedoras ganharão medalhas e credenciais para participar de feiras competitivas nacionais e internacionais em 2015.
Também faz parte da programação da SNCT 2014 a realização de uma edição especial do Provão do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc).
Estrutura
Os visitantes contarão com o apoio de 160 estudantes universitários de instituições públicas e privadas, treinados para atuar como monitores, acompanhando os grupos em visitas.
Para dar suporte no deslocamento de grupos de estudantes, a Secti disponibilizará transporte para alunos e professores até o local do evento, de acordo com agenda previamente estabelecida. Saiba mais sobre a estrutura.
SNCT nacional
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.
A realização do evento, em todo o país, conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais. Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano foi de 13 a 19 de outubro.
Mais informações no site.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















