Ciência e Tecnologia
Projeto do Instituto Nacional de Tecnologia é destaque em premiação
Empreendedorismo
O bolsista visitante do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) Gustavo Melo Lima foi um dos vencedores do Prêmio Santander Universidades, na Categoria Empreendedorismo.
O projeto premiado disserta sobre a criação da empresa Plankton Brazil – Soluções Biotecnológicas em Aquicultura, relacionada à pesquisa desenvolvida no INT.
O projeto é co-orientado pela gerente do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (Labim) a tecnologista Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira e integra a dissertação de mestrado do pesquisador realizada pelo Programa de Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A dissertação, no entanto, foi orientada pela professora Claudia Alencar Santos Lage, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.
Área de pesquisa
O projeto de Lima foi inspirado pelo crescimento da aquicultura, que tem projeção de 15% de expansão de mercado em 2014. A empresa proposta visa à criação de microalgas fotossintetizantes para uso como alimentos para peixes ou como nutriente em rações.
As propriedades do produto, rico em proteínas e aminoácidos essenciais, promovem nos criadouros crescimento rápido, resistência a infecções e maior taxa de sobrevivência dos peixes, garantindo maior produtividade ao aquicultor.
Sobre a premiação
Promovida pelo Banco Santander, a premiação, concedida no dia 5 de dezembro, em São Paulo (SP), destaca iniciativas de alunos, professores, pesquisadores e instituições de ensino superior.
Completando uma década, o prêmio bateu recorde de inscrições, com mais de 20 mil projetos de todo o país em quatro categorias: Ciência e Inovação, Universidade Solidária, Empreendedorismo e Guia do Estudante - Destaque do Ano.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















