Ciência e Tecnologia
Cetem reinaugura relógio de sol e instala placas de energia solar
Energia
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) reinaugurou, em parceria com o Observatório Nacional (ON/MCTI), seu relógio de sol, instalado na entrada da unidade de pesquisa, no Fundão, no Rio de Janeiro.
Também instalou, ao lado, duas novas placas de captação de energia solar.
Reinaugurado nesta quinta-feira (18), o relógio é do tipo vertical e consiste de duas placas de granito branco, presas numa base vertical de concreto, orientada nos pontos cardeais.
Desde sua inauguração, em maio de 1997, o dispositivo não passava por uma restauração tão completa. No Brasil existem catalogados 200 relógios de sol.
No relógio do Cetem, o ponteiro tem inclinação associada à localização geográfica do Rio de Janeiro (latitude: 22◦ 45', longitude 48◦ 37'), para que fique paralelo ao eixo do mundo.
Essa posição permite a incidência da luz solar sobre o ponteiro, projetando sempre na sombra no mostrador durante todo o ano, com os números correspondendo às horas do dia, de 6 às 18h. Como a Terra gira 360 graus (º) em 24 horas, 15º equivalem a uma hora.
Investimento em energia solar
O Centro de Tecnologia Mineral chega à marca de 12 dessas placas solares, que, além de gerar energia limpa, divulgam a tecnologia.
O atual sistema alimenta de energia a guarita de segurança e o lago da instituição, e ilumina poste do estacionamento. No momento, técnicos desenvolvem projeto de engenharia para colocação de energia solar no telhado da unidade de pesquisa.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















