Ciência e Tecnologia
Evento da Embrapa mostra recomposição de áreas degradadas
Mato Grosso
As técnicas e processos disponíveis para a recomposição de áreas degradadas e muitas das experiências realizadas no Mato Grosso serão apresentadas nesta quarta-feira (10), em um ciclo de palestras e dia de campo sobre o tema. O evento será na Embrapa Agrossilvipastoril e contará com atividades em auditório e visita ao campo.
Durante a manhã, a programação terá palestras sobre legislação ligada à recomposição de áreas degradadas e à produção de sementes e mudas de espécies nativas, sobre o princípio da restauração e ainda sobre o processo de produção de mudas, desde a coleta de sementes até o plantio em campo.
No período da tarde serão realizados dois painéis. O primeiro contará com diferentes instituições governamentais e não governamentais que atuam em Mato Grosso e em Rondônia com o tema. Cada uma delas irá relatar as experiências institucionais com a restauração.
O segundo painel abordará a organização da cadeia produtiva de sementes nativas em Mato Grosso. Nesse caso também serão dados exemplos de ações já em andamento no estado.
No fim da tarde haverá uma visita a campo, em que os participantes se dividirão em dois grupos. Enquanto um conhecerá um experimento de recomposição de reserva legal no campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, o outro visitará uma área de sistema agroflorestal do (SAF) e uma Área de Coleta de Sementes demarcada em uma mata na própria Embrapa.
Inscrições
O evento é destinado a profissionais ligados ao tema da recomposição de áreas degradas e à cadeia produtiva de sementes e mudas de espécies nativas. Também são públicos do ciclo de palestras estudantes de pós-graduação e de graduação que estejam no fim de cursos como engenharia florestal e engenharia agrícola e ambiental.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na recepção do evento, a partir das 8h.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















