Ciência e Tecnologia
Evento traz alternativas para produção sustentável de leite
Minas Gerais
Foi realizado no auditório da Cooperativa Agropecuária Unaí (Capul), o Noroeste Leite, evento que teve como finalidade debater alternativas de tecnologias visando o desenvolvimento da produção sustentável de leite na região noroeste de Minas Gerais.
Na oportunidade, foi apresentado e distribuído o relatório técnico: "Alternativas de Tecnologias para o desenvolvimento da produção de leite no Noroeste de Minas."
Participaram das atividades 58 pessoas, entre técnicos e produtores ligados às cooperativas Capul e Coopervape (Cooperativa Agropecuária do Vale do Pacacatu) e lideranças da região. Pela Embrapa Gado de Leite, estiveram o articulador institucional, Marne Moreira, representando a Chefia da Unidade; o supervisor do Núcleo de Transferência, Treinamento e Capacitação em Pecuária de Leite (Nuttec), José Alberto Portugal e Rosangela Zoccal e Lorildo Stock, que apresentaram um painel com os resultados da pesquisa sobre o custo da produção de leite nas regiões de Unaí e Paracatu.
O Noroeste Leite foi a última etapa de execução do plano de trabalho da emenda parlamentar do deputado federal Antônio Andrade.
As ações previstas na emenda parlamentar começaram em 2013 e envolveram reuniões e visitas à região, a fim de levantar informações sobre as características da produção leiteira em três microrregiões com potencial para a produção leiteira (Unaí, Paracatu e Vazante).
Entre os objetivos da iniciativa também estavam selecionar unidades de referência para transferência de tecnologia, indicar forrageiras e alimentos alternativos adaptados para as condições regionais e caracterizar a genética do rebanho para definição de estratégias.
O presidente da Capul, Valdinei de Oliveira, considera o relatório técnico um documento norteador importantíssimo para as cooperativas direcionarem suas ações em prol do produtor.
"Trata-se de uma peça fundamental entre a pesquisa e a produção para subsidiar a base e melhorar consideravelmente a produção de leite na região", afirmou.
A coordenadora dos comitês educativos da Capul, Rejane Joslin, destacou a oportunidade de aproximação dos cooperados com os técnicos da cooperativa.
"O evento foi um grande motivador para a atividade leiteira". Segundo ela, o preço do leite é o ponto mais delicado da questão. "Por isso é preciso saber o que se pode fazer dentro da propriedade para reduzir os custos e aumentar a eficiência."
Já o produtor Dilermando da Silva, do assentamento Curral do Fogo, de Unaí, destacou a oportunidade de aprender, de entender e saber como fazer.
O representante da Emater-MG na região, Walter Assunção, ressalta que o produtor precisa controlar seu custo de produção e todo o trabalho executado até agora será de grande utilidade para subsidiar a atuação técnica.
"O esforço conjunto da pesquisa com a extensão é fundamental para obter melhores resultados e, consequentemente, motivar o produtor."
Ao final da programação do Noroeste Leite, os participantes conheceram o Centro de Treinamento da Capul, cujas instalações impressionaram a todos, conforme constatou José Alberto Portugal.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















