Ciência e Tecnologia
Inpe recebe sinais de telemetria e realiza testes do CBers-4
Monitoramento
Os sinais de telemetria enviados pelo CBers-4 mostram que o satélite está funcionando conforme o esperado. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) já iniciou também os testes de acionamento das câmeras a bordo do satélite, lançado neste domingo (7) a partir do Taiyuan Satellite Launch Center, na China. A expectativa é que as primeiras imagens de teste sejam produzidas ainda nesta semana.
O satélite sino-brasileiro foi colocado em órbita pelo veículo Longa Marcha 4B, evento que marcou o 200° lançamento realizado pela frota de foguetes chinesa. Trata-se da quinta missão da cooperação espacial entre China e Brasil. O Programa CBers (China-Brasil Earth Resources Satellite) começou em 1988 e permitiu a produção de um sistema completo de sensoriamento remoto (espacial e terrestre) para fornecimento de imagens a ambos os países.
O CBers-4, com massa de 1,9 tonelada, opera em uma órbita sincronizada com o Sol a 778 quilômetros de altitude, com uma inclinação de 98,504 graus e 100,26 minutos de período orbital.
O satélite transporta quatro câmeras no módulo de carga útil - Imageador de Amplo Campo de Visada (WFI), Imageador de Média Resolução (MUX), Imageador Infravermelho (IRS) e Imageador de Alta Resolução (PAN) - com desempenho geométrico e radiométrico melhores que seus antecessores.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















