Educação
Semana de C&T atrai participantes em Santa Luzia (PB)
Popularização da ciência
Ainda mobilizado em torno da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), o estado da Paraíba prossegue com atividades no município de Santa Luzia, localizado na região do Seridó Ocidental Paraibano, a 260 quilômetros da capital, João Pessoa.
Entre as ações realizadas, na sexta-feira (28), foi inaugurado o monumento construído em homenagem aos pracinhas e ex-combatentes da cidade que participaram da 2ª Guerra Mundial, além de desfiles e peças teatrais. Na segunda-feira (24), o município comemorou 143 anos de emancipação política.
O monumento, instalado às margens da BR-230, possui a estátua de um soldado e os nomes dos mais de 100 homens da região que lutaram na 2ª Grande Guerra. Por traz dessa obra, tem muita história para contar. É o que relata Paulo Araújo, presidente da ONG Café Cultura, que atua com projetos sociais, e coordena a SNCT na cidade.
Segundo ele, a novidade é o resultado de um projeto maior de "resgate da memória de Santa Luzia do Sabugi: a terra dos pracinhas", iniciado no âmbito da SNCT de 2011.
Atividade interdisciplinar
A ação mobilizou as escolas da região e todo o trabalho foi feito de forma multidisciplinar para recuperar informações.
"Como a região foi uma das que mais mandaram homens para a guerra, fizemos o resgate dessas informações e os alunos ajudaram a identificar os parentes", diz. "Foi preciso estudar a geografia local e o assunto Guerra Mundial virou também tema de redação nas aulas de Português e a Matemática".
Ele reforça que o ato acontece em meio ao "grande esforço da comunidade" pela realização da SNCT. O tema nacional do evento - "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social" - também contribuiu para reforçar as ações.
Semana oficial
Durante o período oficial da semana, entre 13 e 19 de outubro, Santa Luzia contou com atividades diversas, tais como: oficinas de química, exposições tecnológicas, observações astronômicas, palestras, jogos de matemática, demonstrações de aquecimento solar, conferências de popularização de ciência com foco na melhoria do ensino básico, entre outras.
"A edição 2014 foi uma das mais expressivas e participativas entre as oito edições do município, tivemos o dobro de participantes", avalia Araújo. Ele destaca que a cidade está entre as que mais realizam eventos no estado durante. "Aqui a SNCT não é um mero evento, pois as mais de 100 ações se estendem por todo o ano", comenta o organizador.
Legislação
Em setembro deste ano, a prefeitura de Santa Luzia sancionou a lei que institui a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, o que insere o evento no calendário escolar.
O projeto será executado paralelamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI).
Ação glocal
A ideia é que a iniciativa adote os padrões originais da ação nacional e seja ampliada em outros aspectos de educação e ciência, tendo a participação de professores na construção do evento. "O ensino básico precisa ser trabalhado conjuntamente com a popularização da ciência", defende Araújo, que é biólogo e participa da SNCT desde 2007, quando atuava no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
"A maioria das escolas não sabe o que é um laboratório. O olhar que as pessoas têm sobre a semana é uma estrutura de sustentação para a qualificação no ensino básico", observa. "A nova lei é um ganho importante, porque agora as escolas terão mais tranquilidade para trabalhar dentro do calendário escolar. Com isso, elas ficam mais amparadas e livres para organizar a Semana", ressalta.
Segundo o coordenador estadual da SNCT na Paraíba, Fernando Medeiros, a expectativa é a de que a iniciativa se repita em outras cidades paraibanas e em âmbito estadual.
"João Pessoa e Campina Grande já estão trabalhando para aprovarem uma lei municipal e a ideia é que tenhamos também uma lei estadual. Isso é importante porque é uma forma de obter mais verbas para a realização do evento", avalia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















