Ciência e Tecnologia
Bolsistas do CsF constroem parque criativo para crianças britânicas
Ciência sem Fronteiras
Onze alunos do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) participaram de um projeto de criação de uma nova área de lazer ao ar livre para alunos do ensino primário da cidade de Leeds (Inglaterra).
A Escola Primária Morley Newlands encomendou o projeto no Project Office do Programa da Escola de Arte, Arquitetura e Design (AAD) da Leeds Beckett University, que proporciona aos estudantes de arquitetura dessa instituição a oportunidade de trabalhar com clientes reais.
A área de lazer, que mede 7,5 x 5,5 metros, inclui diversos obstáculos de jogo, um espaço teatral e uma torre. A torre inclui painéis coloridos e decorativos inspirados nas calçadas da Praia de Copacabana.
"A ideia para os blocos decorativos foi dos 11 alunos brasileiros na Leeds Beckett, que foram envolvidos no projeto durante o estágio de verão. Todo o projeto, desde a criação até a construção do playground, foi fruto de muito entusiasmo e dedicação da equipe Project Office e numerosos alunos de graduação, pós-graduação de arquitetura e ex-alunos", explicou o diretor do curso, Simon Warren.
Para estudante brasileira do CsF Larissa Monteiro Machado, "foi ótimo estar realmente envolvida em um projeto, construindo nosso design na escola."
"Foi muito melhor do que simplesmente fazer desenhos do AutoCAD em um escritório normal', acrescenta a bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Os outros alunos brasileiros envolvidos no projeto foram Beatriz Bacci Arbex, Carolina de Bastiani Grubert, Luiza de Melo Silva, Petrus Fernandes de Oliveira Barboza, Maria Herminia Ziemann Wendt, Roderico de Carvalho Rocha Neto, Ana Paula Gomes Kouzak, Ana Paula Carmo Rodrigues, Julia Temponi Dias Godinho e Vinicius Suekiti Wolff Suda.
Transferência de experiências
Neste mês de janeiro, os estudantes de arquitetura terão reuniões com os alunos da escola Morley Newlands para levantar as ideias que eles tinham para o seu playground.
"Temos a impressão que a estrutura acabada realmente encarna o que os alunos queriam e nós esperamos que eles tenham muitas horas de diversão utilizando o novo playgrounddurante seus anos na escola", disse Simon Warren.
AdrianStygall, diretor da Escola Primária Morley Newlands, disse que os alunos da Morley também ganharam muito com este projeto porque tiveram contato com jovens, com quem eles podem se identificar, desenvolver habilidades profissionais.
"Eles trabalharam com estudantes do Brasil e viram que suas ideias podem se tornar uma realidade. Eles testemunharam um processo de design ao vivo. Mais importante, durante anos eles poderão apreciar esse projeto arquitetônico e a oportunidade de se exercitar e brincar. Agradecemos à Leeds Beckett University e Project Office por nos ajudar a realizar o nosso lema: 'Alcançar com prazer'", ressaltou o diretor.
Ciência sem Fronteiras
O CSF busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto inclui o repasse bolsas de estudo para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















