Ciência e Tecnologia
Campinas (SP) recebe rede de educação e pesquisa
Inovação
Na segunda-feira (26), será inaugurada a Rede Metropolitana de Campinas, uma realização das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). A cerimônia será realizada às 14h, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no município paulista.
A Redecomep é uma iniciativa dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio da Finep/MCTI.
Para a implantação da Rede Metropolitana de Campinas (Redecomep Campinas) foi investido R$ 1,6 milhão em 80 quilômetros de rede óptica, interligando instituições de pesquisa e educação na cidade.
O projeto, em parceria firmada com a prefeitura e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), contribuirá para a ampliação das áreas de excelência, produção e difusão de conhecimento das instituições participantes.
Articulação
A Unicamp ajudou a viabilizar o projeto por meio da articulação com a RNP e demais organizações da região. Atualmente é a instituição responsável por toda a administração da rede metropolitana.
A nova rede faz parte da fase 2 de expansão do programa Redecomep, que visa à criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do País.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















