Ciência e Tecnologia
Evento marca ações do Brasil na avaliação do ciclo de vida
Debate
A noite de terça-feira (20) marcou o início do 1º Workshop Brasileiro de Adaptação de Inventário de Ciclo de Vida de Produtos e Serviços, que segue até esta sexta (23). A abertura na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), reuniu autoridades e convidados do evento, além de representantes das instituições parceiras.
Participaram da mesa o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata; a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/ MCTI), Cecília Oliveira Leite; a diretora da CNI Mônica Messenberg; a diretora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Maria Aparecida Martinelli; e a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) no Brasil, Denise Hamu.
Cecília Leite ressaltou o trabalho e a dedicação dos diversos profissionais que fazem parte do projeto desde o princípio, como os professores Gil Anderi, da Universidade de São Paulo (USP), Armando Caldeira, da Universidade de Brasília (UnB), e Cássia Ugaya, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da antiga coordenadora Celina Lamb.
A diretora destacou também a importância do MCTI, que, a partir de uma demanda feita ao Ibict, deu início ao desenvolvimento do ACV no Brasil. "Há nove anos participamos da capacitação e conhecimento das metodologias mais interessantes em nível mundial a respeito do assunto."
Cecília ressaltou ainda a parceria com Inmetro, CNI, Pnuma, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Rede Empresarial de ACV, entre outras instituições.
"Encerra-se um momento e inicia-se outro que eu espero ser ainda mais promissor para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do nosso País. Já foram feitos significativos avanços, e considero que eles sejam a ponta de um grande iceberg que vai se mostrar ao longo dos próximos anos", disse Cecília.
Empresas
Em seguida, Mônica Messenberg, da CNI, falou sobre o novo cenário internacional e a exigência para que as empresas promovam constante absorção de novas tecnologias tanto em produtos quanto em processos.
Representando o ministro Aldo Rebelo, o secretário executivo Alvaro Prata elogiou o trabalho realizado pelo Ibict e por parceiros. "O ministério acredita muito na sua atuação transversal e isso estimula e promove todos os tipos de parceria. Uma parceria como essa que aproxima os setores industriais, produtivos, acadêmicos, organizações civis, instituições nacionais e internacionais é extremamente importante", comentou.
No encerramento, o novo coordenador do projeto de Avaliação do Ciclo de Vida do Ibict, Tiago Braga, apresentou as ações realizadas em 2014 pela equipe; a criação de um novo site de ACV; o Manual de Sistema Internacional de Referência de Dados sobre Ciclos de Vida (ILCD); o livro Avaliação do Ciclo de Vida: Ontologia Terminológica; e o banco de dados do Programa de Avaliação do Ciclo de Vida.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















