Ciência e Tecnologia
Matemática é abordada com arte e interatividade
Exposição
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), no Rio de Janeiro (RJ), recebe, a partir desta quinta-feira (22), a exposição Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3. Um coquetel aberto ao público inicia o evento às 16h, com presença de cientistas e autoridades.
Após ser apresentada em instituições na França, entre elas a Universidade de Paris, a mostra chega ao Brasil com o objetivo de revelar a beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática, especialmente no campo da geometrização.
Para isso, combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar imerso em ambientes tridimensionais. As noções são descritas sem fórmulas e com o mínimo de textos.
O projeto está inserido em um trabalho de investigação científica em matemática que, por meio da exposição, busca apresentar ao grande público os resultados do trabalho de Grigori Perelman.
Em 2002, o matemático russo resolveu a famosa Conjectura de Poincaré, problema matemático que estava sem solução desde 1904.
Perelman provou também o teorema do matemático americano Willian Thurston, sobre a classificação dos espaços 3D. Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de se familiarizar com esses conceitos e entender melhor a natureza dos espaços tridimensionais.
Ciência e arte
A realização da exposição é fruto da colaboração de um grupo multidisciplinar, formado por pesquisadores e artistas brasileiros e franceses de instituições como o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, da França), o Mast e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















