Ciência e Tecnologia
Ministro é convido para conhecer iniciativas de CT&I em Uberaba
Desenvolvimento tecnológico
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, recebeu o prefeito de Uberaba (MG), Paulo Piau, em seu gabinete, na quinta-feira (22).
Na ocasião, o titular da pasta foi convidado a conhecer a cadeia de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do município, que abriga um dos seis parques tecnológicos de Minas Gerais.
Os outros cinco, em funcionamento ou em fase de implementação, encontram-se em Belo Horizonte, Viçosa, Juiz de Fora, Itajubá e Lavras.
"Uberaba é uma cidade que tem tradição em ciência e tecnologia desde a década de 1930 e convidamos o ministro para conhecer todo esse sistema e, evidentemente, firmarmos novas parcerias", afirmou o prefeito.
"Lá está o melhor gado zebu do mundo, fruto da implantação de uma fazenda experimental na década de 1930 em que pesquisadores conseguiram consolidar a genética zebuína."
No Parque Tecnológico de Uberaba está prevista a instalação do Centro de Desenvolvimento de Turbinas a Gás.
A iniciativa, cujo protocolo de intenções foi assinado pelo MCTI com o governo de Minas e a prefeitura do munícipio, em janeiro do ano passado, prevê a formatação de um novo polo da indústria aeronáutica com foco em produtos e serviços.
"Viemos pedir a atenção do ministro para esse projeto para que ele se consolide", disse o prefeito.
Odebrecht e Abinee
Também nesta tarde o ministro recebeu o diretor-presidente da Odebrecht Defesa e Tecnologia, André Amaro, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais, Claudio Melo Filho, e o diretor-superintendente Norte/Nordeste e Centro-Oeste, João Pacífico.
"Discutimos bastante o papel da empresa brasileira para contribuir ainda mais no desenvolvimento tecnológico, fundamentalmente, na área de defesa", contou André Amaro.
"Existe espaço para melhorar a interação e a coordenação entre o setor privado, os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa e institutos nacionais de ciência e tecnologia [INCTs], para otimizarmos o uso dos recursos brasileiros e atingirmos metas mais ambiciosas", explicou.
Aldo Rebelo se reuniu, a seguir, com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato Neto, acompanhado de diretores. A entidade reúne, como associadas, empresas nacionais e estrangeiras, instaladas em todo o País e de todos os portes.
No encontro o grupo reforçou a importância da parceria com o MCTI, com o qual, segundo Barbato Neto, a Abinee mantém uma relação muito próxima, em função da Política Nacional de Informática.
"Temos feito isso com muita frequência, há muitos anos, e acredito que vai se aprofundar ainda mais com o ministro Aldo Rebelo, com quem mantivemos uma relação de muito tempo no Congresso Nacional", comentou.
"Buscamos sempre dar o maior nível de informações sobre o andamento do mercado, sobre problemas e dificuldades da indústria de informática e de telecomunicações para que possamos oferecer sugestões de mudanças nas legislações e regulamentos e aumentar a nossa competitividade", afirmou o dirigente.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















