Ciência e Tecnologia
Rio de Janeiro sedirá o 7º encontro de arquivos científicos
Ensino e pesquisa
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e a Fundação Casa de Rui Barbosa realizam, de 24 a 26 de junho, o 7º Encontro de Arquivos Científicos, que traz como tema central "Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa".
O prazo para a submissão de trabalhos termina em 9 de março. Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, a partir de 2 de março até 15 de maio.
Segundo a programação preliminar do evento, no dia 24 de junho haverá a conferência de abertura com Margaret Procter, da University of Liverpool (Reino Unido). Nos dias seguintes, acontecem duas sessões plenárias com os temas "Gestão de documentos e a sua relação com a sociedade" e "Atividade de pesquisa e a gestão de documentos".
O encontro ocorre na Fundação Casa Rui Barbosa, que fica na Rua São Clemente nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro. Os participantes com 75% de presença no evento receberão certificado.
A secretaria e recepção do evento serão realizadas pela equipe do serviço de arquivo histórico e institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa. Os telefones de contato são: (21) 3289-8675 (Luis Antônio) ou 3289-8666 (Renata), além do correio eletrônico: arquivo@rb.gov.br.
Histórico
Em outubro de 2003, as duas instituições uniram-se para promover o primeiro encontro, no Brasil, de profissionais para discutir a preservação de documentos produzidos no âmbito da ciência e da tecnologia.
Organizado em mesas-redondas temáticas, o evento abordou a questão da construção social da memória e reuniu aproximadamente 120 profissionais envolvidos com a preservação dos acervos científicos.
Os temas debatidos foram: preservação da memória das instituições científicas a partir da implantação de programas de gestão de documentos; importância da gestão de documentos; visão do cientista diante da memória institucional; e a necessidade do resgate da documentação histórica institucional.
O resultado favorável apontou para a necessidade de continuidade do evento, ampliando e democratizando o espaço por meio da inserção da proposta de apresentação de trabalhos.
O Mast e a Fundação Casa de Rui Barbosa decidiram que o encontro seria realizado a cada dois anos, possibilitando a instituições de pesquisa e universidades a apresentação trabalhos de pesquisa em desenvolvimento ou recentemente concluídos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















