Ciência e Tecnologia
Ministro participa de aula inaugural em São Paulo
Agenda ministerial
Em aula inaugural concedida ao Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) na segunda-feira (23), em São Paulo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar os desafios do desenvolvimento.
Durante a ocasião, o titular acrescentou que a ciência, tecnologia e inovação são elementos decisivos para o crescimento. Em agenda na capital paulista, Rebelo também participou de almoço com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a convite da entidade.
O ministro foi convidado para participar da cerimônia de inauguração do Isitec pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), Murilo Celso de Campos Pinheiro.
O evento marcou o início das atividades do primeiro curso de graduação em Engenharia de Inovação. O Isitec é uma faculdade sem fins lucrativos e a primeira montada por uma entidade sindical do País. A instituição tem como entidade mantenedora o Seesp.
Inovação e pesquisa
Em uma cerimônia concorrida, formada pelos primeiros alunos do curso, por autoridades políticas, professores, entidades sindicais e profissionais de Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, Rebelo falou sobre a importância da engenharia.
"A engenharia está permanentemente associada à aventura humana pela sobrevivência e construção de nossa existência", disse. Além disso, o ministro citou realizações desenvolvidas pela engenharia brasileira, como a exploração do petróleo na camada pré-sal. "O pré-sal não foi um golpe de sorte. Foi obra da inteligência brasileira, com anos de pesquisa e apostas", afirmou.
Sobre CT&I, Rebelo ressaltou a necessidade de o Brasil investir em inovação. "Precisamos inovar, se queremos manter o Brasil entre as dez maiores economias do mundo", disse. Segundo ele, o País deve se apoiar em suas "qualidades, potencialidades e virtudes", mas deve reconhecer que é preciso superar os obstáculos à inovação.
Na Fiesp, o ministro participou de almoço com o presidente da entidade, Paulo Skaf, e com empresários de vários setores. Durante o evento, Rebelo disse que vai fortalecer o diálogo com o setor empresarial. "Foi uma reunião de trabalho. O Ministério está disposto a aprofundar os laços de cooperação com a Fiesp", afirmou.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















