Ciência e Tecnologia
Delegação cubana conhece programa de apoio às incubadoras e parques tecnológicos
Cooperação
Representantes do Ministério da Indústria de Cuba estiveram no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para conhecer o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI).
Eles reuniram-se com o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCTI) e coordenador-geral de Serviços Tecnológicos, Jorge Campagnolo nesta quinta-feira (12).
Campagnolo fez uma exposição detalhada de como funcionam os parques tecnológicos no País e da atual situação dos ambientes de inovação em território nacional. O secretário adjunto da Setec explicou aos visitantes que os parques tecnológicos e incubadoras de empresas surgiram depois da aprovação da Lei de Inovação (n°10.973/2004).
"É uma política recente. De lá para cá, no entanto, já são 390 incubadoras no País, com 2.640 empresas incubadas e 2.509 graduadas. O faturamento é de R$ 533 milhões nas incubadas e R$ 4,1 bilhões nas graduadas, juntas elas geram 45,6 mil empregos", afirmou Campagnolo. De acordo com o secretário adjunto, 28 parques tecnológicos estão em operação no Brasil.
O diretor de Redimensionamento e Aperfeiçoamento Industrial do Ministério de Indústria de Cuba, Leonardo Villegas, explicou que no país ainda não há parques tecnológicos como ação concreta. "Temos uma estratégia para o desenvolvimento de parques em longo prazo", explicou.
A delegação veio ao Brasil para participar do Seminário Internacional Discutindo a Educação Corporativa: Empreendedorismo, Internacionalização e Informação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), que teve início nesta terça-feira (10), em Brasília.
"Aproveitamos para conhecer a experiência do Brasil com parques tecnológicos para entender como se dá esse trabalho por aqui e como o país se relaciona com as micro e pequenas empresas. Também viemos buscar as boas práticas brasileiras nessas atividades e assimilar essas experiências que nos podem ser muito válidas em Cuba", afirmou Villegas.
A missão cubana visitou também o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social supervisionada pelo MCTI, e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Nesta sexta-feira (13), a previsão é que eles visitem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Sobre o PNI
O Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos visa divulgar os esforços institucionais e financeiros de suporte a empreendimentos residentes nas incubadoras de empresas e parques tecnológicos.
A iniciativa pretende fomentar o surgimento e a consolidação de incubadoras de empresas de base tecnológica, mistas e tradicionais caracterizadas pela inovação tecnológica, pelo conteúdo tecnológico de seus produtos, processos e serviços, bem como pela utilização de modernos métodos de gestão.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















