Ciência e Tecnologia
Estudo aborda contribuição do Inpi na área de inovação
Dados quantitativos
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), 63% dos mestres formados pela Instituição acreditam que o mestrado profissional fizeram diferença em suas carreiras profissionais.
O estudo elaborado pela mestre Patricia Eleonora Trotte Caloeiro, foi apresentado durante defesa, nesta segunda-feira (30). A dissertação ainda revela que 62% dos estudantes acreditam que seu projeto está sendo útil nas atividades profissionais e 41% manifestam interesse em cursar o doutorado no Inpi.
Com a conclusão do curso, 37% dizem que obtiveram melhoria salarial como adicional de titulação. Segundo os dados da pesquisa, 80% atuam na área de Propriedade Industrial.
Dados quantitativos
De 2007 (ano de ingresso da primeira turma) a 2014, o Mestrado do Inpi atraiu 767 candidatos, com o ingresso de 173 alunos. Entre os que foram entrevistados, 39,7% são servidores públicos e 23,5% empregados.
A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, Patricia Trotte conclui que o Inpi vem, de fato, intensificando suas ações de disseminação da cultura em propriedade intelectual, tanto para o meio acadêmico quanto no profissional, em prol da melhor interação entre os atores que atuam no sistema nacional de inovação no Brasil.
Sobre o Inpi
Com a preocupação de auxiliar o desenvolvimento tecnológico do País, o Inpi presta diversos serviços a empresas, instituições de pesquisa e inventores, além de realizar estudos em áreas estratégicas, através do acesso a um dos maiores acervos de informações sobre todos os tipos de tecnologias no mundo.
O acesso a estas fontes de informação permite ampliar pesquisas, perceber tendências tecnológicas e monitorar o que está sendo desenvolvido e por quem. Objetivo é orientar as atividades de pesquisa, poupar tempo e evitar gastos desnecessários, a partir da utilização de patentes.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Instituto Nacional de Pesquisa Industrial
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















